Com 40,8°C, Cuiabá bateu o recorde de cidade mais quente do Brasil neste domingo (10), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Conforme noticiado anteriormente pelo HNT, a previsão é que a segunda semana de setembro seja marcada por grandes variações de temperatura e máximas que ultrapassam os 40°C.
De acordo com o instituto meteorológico, a previsão é de que até as 18h desta segunda, a Capital ainda atinja a máxima de 41,2°C.
O município de Balsas, no Maranhão, ocupou o segundo lugar no ranking de mais quentes no domingo, registrando 40,3°C.
LEIA MAIS: Segunda semana tem variações bruscas de temperatura e máximas chegarão a 42°C
Apesar do calor escaldante marcar o início desta semana, uma aguardada chuva na quarta-feira pode trazer alívio aos cuiabanos.
No dia 21 de agosto, com a máxima de 42°C, a capital mato-grossense bateu o recorde de dia mais quente do ano. Conforme o instituto meteorológico, apesar de ser a primavera considerada uma das estações do ano mais agradáveis, com temperaturas amenas e chuvas, o calor intenso é uma condição comum nesta época para a região.
LEIA MAIS: Cuiabá quebra recorde de calor do ano com previsão de máxima de 42°C nesta quarta-feira
RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil recomenda que, nesse período de tempo seco e elevadas temperaturas, a população beba bastante água e consuma alimentos leves.
Também é recomendado que se evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h, bem como banhos quentes e aglomerações ou permanência prolongada em ambientes fechados.
É recomendado, também, o uso de umidificadores de ar. A população também pode usar bacias com água para umidificar os ambientes ou estender toalhas e panos únicos.
Já em caso de problemas respiratórios, é recomendado que a população procure um posto médico.
Em caso de incêndios, deve-se acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.