O condutor do veículo Fiat Uno Eulálio Guerra, de 28 anos, que atropelou e matou Antônio Celestino do Nascimento, de 82 anos, e Alvim Benedito de Siqueira Filho, de 68 anos, na calçada de uma pastelaria no bairro Araés, em Cuiabá, na noite de quarta-feira (19), alegou ter sofrido uma crise de ‘epilepsia’. Disse que faz uso de medicamentos controlados. O acusado é motorista profissional habilitado com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, porém, a informação sobre o problema de saúde não consta na ficha médica do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), nem com observação na CNH.
De acordo com o delegado de Delitos de Trânsito (Deletran), Christian Cabral, durante o depoimento, Eulálio disse que perdeu os sentidos por não ter feito uso de seu medicamento controlado no dia do acidente e o carro seguiu desgovernado por vários metros até atropelar as vítimas.
“Ele confessou que sofre crise de epilepsia e apresentou documentação médica, inclusive faz tratamento. Disse que toma medicação controlada todos dos dias, e que no dia do acidente, não tomou os remédios, sofreu uma crise, perdeu o controle da coordenação motora, acelerou o veículo e causou o acidente”, conta o delegado.
Segundo Cabral, o motorista confessou ainda que já sofreu outras crises epiléticas enquanto dirigia, mas que nunca houve nenhum acidente grave.
Conforme o delegado, o acusado é motorista profissional. No dia do acidente, ele estava trabalhando e conduzia o veículo da empresa para qual trabalha.
“Estamos averiguando o porquê dessa informação não estar descrita na CNH. Já verificamos a ficha dele no Detran e não existe nenhuma informação no prontuário médico de que tenha esse problema de saúde”, comentou.
Segundo o delegado, Eulálio pode responder ainda por falsidade ideológica, por ter omitido essa informação durante o processo de emissão da CNH.
“O fato é um elemento conformador da negligência, imprudência, ele sabendo que ele tem esse problema de saúde, que deveria tomar a medicação rigorosamente em dia e, no dia dos fatos, ele alegou que não tomou e esse foi o motivo de ele ter tido a crise e, com isso, acabou causando o acidente”, pontuou Christian.
O ACIDENTE
O acidente aconteceu no início da noite de quarta-feira, no cruzamento da rua Tenente Eulálio Guerra com a rua João Carlos Pereira Leite, no bairro Araés, em Cuiabá. Um veículo Fiat Uno invadiu uma calçada de uma pastelaria e atropelou dois idosos que estavam sentados em uma mesa.
As vítimas, identificadas como Alvim Benedito e Antônio Celestino, estavam sentadas na calçada quando foram atingidas pelo veículo em alta velocidade.
Alvim foi arremessado a cerca de 30 metros à frente do local do impacto e morreu no local. Antônio foi imprensado na parede da lanchonete e também morreu no local.
Outros quatro veículos que estavam estacionados na rua também foram atingidos com o impacto.
Eulálio Guerra, o condutor, disse que perdeu os sentidos por não ter feito uso de seu medicamento controlado e o carro seguiu desgovernado por vários metros até atropelar as vítimas. O condutor fez teste de bafômetro e deu resultado negativo.
Um vídeo mostra o momento em que os dois idosos foram atropelados. Nas imagens, é possível ver quando o Uno vai em direção às mesas da lanchonete que estão na calçada e não consegue frear. O veículo só parou quando bateu em um muro e um carro que estava estacionado.
O caso segue sendo investigado.
VEJA VÍDEO:
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.