O desfile de 7 de setembro em Cuiabá teve público menor do que nos anos anteriores. Nem mesmo o governador prestigiou o evento em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O fato não passou despercebido aos olhos dos patriotas que vieram de diferentes pontos da cidade para ver os militares e estudantes passarem na avenida.
"O governador não veio, é uma falta de consideração com o povo. Dá para perceber bem o tipo de pessoa que ele é, que sequer demonstra patriotismo. Mas era de se esperar, no ano passado ele também não veio, mandou o vice-governador representá-lo", esbravejou Valdemir Lira, morador do bairro Planalto, que desde 2002 não perde o desfile.
|
João Bosco, morador do bairro São Simão, em Várzea Grande, acredita que o evento precisaria ser no final da tarde, porque embora o evento comece às 8h, quando os últimos desfilam são quase 10h e o calor é insuportável.
"Eu gosto muito do desfile cívico de 7 de setembro e hoje pude mais uma vez comparecer ao evento, mas acho que devem repensar o horário. O sol não ajuda", pontuou.
|
Duas escolas não se atentaram para as crianças que desfilaram descalças no meio das demais. "O pé da criança é mais sensível, tem pele mais fina, como que deixam elas desfilarem sem nada nos pés. A escola é responsável e deveria ter providenciado um calçado se a criança não tem ou então, deixe-a com outro calçado. O que não pode é acontecer isso com um asfalto pegando fogo como está", observou uma senhora enquanto aguardava a comitiva da Igreja Assembleia de Deus passar.
EMOÇÃO DO DESFILE
Mesmo reclamando do sol, crianças, jovens e adultos permaneceram atentos a cada etapa do desfile. Quando o helicóptero da polícia sobrevoou em rasante na Avenida a plateia ficou encantada.
"Olha mãe, olha... ele vai passar bem baixinho... olha, de novo, de novo, mãe", exclamava uma garotinha.
|
Também participaram os desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, integrantes da Umadecre (Igreja Assembleia de Deus) e, encerrando a programação, 72 integrantes de lojas maçônicas.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar atuaram em parceria para agilizar o tráfego nas rotas dos desvios, já que o trânsito foi alterado nas primeiras horas da manhã em função do desfile na avenida.
INCIDENTES
A desorganização do transporte coletivo intermunicipal Cuiabá - Várzea Grande foi o grande incidente do evento. "Não é possível que esse fiscal veio de Várzea Grande até aqui e ainda não sabe coordenar a saída dos ônibus. Agora mesmo o ônibus está parado aqui e não é este que vai sair, porque ele disse que viria outro logo atrás o que levaria a gente. Agora o outro encostou e ele vem dizer que não é o que nos levará, e sim aquele que está parado. Parece que somos trouxas, fazem a gente de palhaço", disse um passageiro que por pouco agrediu o fiscal.
O fiscal não quis se identificar, mas também estava nervoso e discutia com os usuários do coletivo que aguardavam para pegar o ônibus no ponto em frente ao supermercado Comper, na Avenida do CPA.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.