O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos, mandou um recado para os baderneiros que pretendem “aprontar” durante as manifestações previstas para acontecer em Cuiabá durante os jogos da Copa do Mundo. “O baderneiro é considerado pela Polícia Militar como um criminoso e por isso ele será preso, se for pego fazendo arruaça durante as manifestações”. A advertência aconteceu durante a apresentação do plano de segurança para o evento mundial, nesta sexta-feira.
“Se houver manifestante quebrando lojas, comércios, placas, arrumando briga ou causando algum tipo de dano que não seja um manifesto pacífico a Polícia Militar irá atuar normalmente na repressão. Baderneiro é criminoso e será preso”, deixou claro Bustamente, que garantiu também que toda manifestação é legítima e quem estiver atuando dentro da lei terá toda segurança respaldada pela PM.
|
Além de preparação para atos de vandalismo, a Secretaria de Segurança Pública explanou que os integrantes das polícias estão todos prontos para qualquer ação. “Nós treinamos nossos homens para atuar em qualquer tipo de ação, inclusive algum ataque terrorista, que é improvável acontecer”, comentou.
Bustamante também afirmou que a presença da Força Nacional em Cuiabá é para reforçar o efetivo da PM. “A Força (Nacional) é um complemento da Polícia Militar e Civil. Eles vão atuar nas proximidades do estádio, próximo a hotéis, dentro do Fan Fest e nas ruas de Cuiabá dando um ar de segurança maior ao cuiabano e ao turista”, frisou.
Além disso, a PM continua empregada dentro dos bairros e em pontos considerados fortes no tráfico de drogas, roubos e furtos. “Não quer dizer que enquanto a PM e outras forças estiveram nas ruas os bairros e o interior do Estado ficarão desguarnecidos. Muito pelo contrário, nossa ronda ostensiva continua e se for preciso até a Força Nacional, em dias que não houver jogos, estará atuando na periferia de Cuiabá e Várzea Grande.
|
“Queremos que o turista venha fazer turismo ecológico, passeios, curtir os jogos e conhecer a cidade, mas não fazer turismo sexual principalmente com menores. Se isso acontecer e for flagrado por um policial automaticamente ele será levado para uma delegacia onde será registrado um termo circunstanciado”, concluiu Bustamante.
Serão empregados mais de 3 mil integrantes da Secretaria Nacional de Segurança nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande. O Exército já está instalado em pontos específicos de Cuiabá e eles serão os únicos que não devem atuar em caso de protestos. A atuação das Forças Armadas só acontecerá com ordem da presidente Dilma Rousseff (PT), como adiantou na quinta-feira o HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Jorge 08/11/2022
o Q MUDOU DE LÁ PARA CÁ ?
José Bonifácio 06/06/2014
Realmente baderneiros devem ser presos. E os black bloc se aparecerem com cara tapada, também devem ser presos, pois ambos estão na prática do crime. Se querem manifestar, façam de forma pacífica e ordeira.
Ourives 06/06/2014
É preciso segurança nas ruas, nas casas, nos hotéis, nos locais públicos, nos pontos de ônibus, no estádio de futebol, nas igrejas,etc; A população precisa de segurança também contra os viciados que atacam , roubam, e saem de fininho... Tem que por fim ao Vandalismo, a Bagunça e repreender o terror. Antes, durante e após a Copa do Mundo.
3 comentários