Os acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) retornaram às aulas na manhã desta segunda-feira (8), após mais de dois meses em greve. Um novo calendário deve ser formulado pelos professores para a reposição das aulas nos 13 campi da instituição.
De acordo com assessoria, a greve foi suspensa na última quinta-feira (4), durante assembleia-geral da categoria. Porém, o estado de greve deve ser mantido caso o acordo não seja cumprido.
Pelo menos 470 professores participaram da reunião para decidir pela volta dos trabalhos. Ao todo, a instituição tem 1,2 mil professores.
Os técnicos já retornaram as atividades no dia 3 deste mês.
A greve da categoria foi deflagrada no dia 31 de maio quando os servidores cobraram o pagamento integral da Revisão Geral Anual (RGA). Os profissionais da Educação já haviam anunciado para os acadêmicos o movimento grevista caso o governador Pedro Taques (PSDB) não cumprisse com o pagamento de 11,28% da RGA.
Frente à proposta do secretário de Gestão, Júlio Modesto, de pagar 5% de RGA, em duas parcelas, sendo 2% em setembro e 3% em janeiro de 2017, com valores não retroativos ao mês de maio, os professores do ensino superior decidiram aderir à greve geral do Fórum Sindical.
Na época, os professores também suspenderam o vestibular da instituição por tempo indeterminado. Um dos motivos seria que a greve acarretaria problemas na preparação e na aplicação das provas, já que não haveria trabalhadores no local de prova. Agora, uma nova data deve ser divulgada para receber novos acadêmicos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.