Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os agentes cumpriram o mandado de prisão temporária no bairro do Cambuci, região central da capital. O rapaz tem 20 anos e foi reconhecido pela vítima. Um outro envolvido, um adolescente de 14 anos, já tinha sido apreendido anteriormente. As diligências prosseguem pelo 14° DP para identificar e prender um terceiro envolvido no crime.
O caso ocorreu na tarde do dia 7 de março, um dia após outro homem ser baleado em tentativa de assalto no bairro, na rua Capote Valente, na mesma região.
Na ocasião, um homem de 41 anos teve o seu celular levado pelos criminosos e relatou à polícia que estava no estabelecimento quando foi abordado por um rapaz armado que anunciou o assalto e tomou o seu celular.
Pouco depois, um segundo suspeito entrou na padaria - o primeiro que aparece na câmera de segurança, se direcionando ao fundo do estabelecimento - e abordou dois homens, sendo um deles a vítima de 55 anos.
O suspeito entrou em luta corporal com a vítima e efetuou o disparo de arma de fogo contra ela, na região da barriga. Após o disparo, os dois suspeitos fugiram.
O vídeo mostra que os criminosos agiram com discrição e, por isso, outros clientes e funcionários do estabelecimentos só perceberam a situação quando começou a luta corporal.
Como mostrou o Estadão, dados da SSP indicam que, em janeiro de 2025, houve um aumento de 20% dos roubos em Pinheiros em relação ao mesmo mês no ano passado. O bairro é um dos mais visados na capital paulista pelos criminosos que se passam por falsos entregadores.
Os casos de latrocínio, em que o roubo é seguido de morte, também cresceram na cidade. Houve alta de 23,2% em 2024, na comparação com 2023. E em janeiro deste ano, um jovem já havia sido baleado e morto em Pinheiros durante um roubo de celular.
Questionada pela reportagem sobre o aumento na criminalidade em São Paulo e na região de Pinheiros, a SSP disse que "intensificou suas ações de enfrentamento à criminalidade, com foco especial nos crimes violentos, investindo em tecnologia e reforçando as equipes de patrulhamento com base nas estatísticas e nas denúncias da população".
A pasta ressalta que "na área da 3ª Delegacia Seccional (Oeste), que inclui o bairro de Pinheiros, os roubos registraram queda de 3,32%, enquanto o número de prisões aumentou 14% em janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado".
Também cita que "36 armas de fogo ilegais foram apreendidas" e que a mulher conhecida como "Mainha do Crime", supostamente financiadora de crimes de latrocínio na capital, foi presa.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.