Até quarta-feira, 12, o Estado pode registrar acumulados de chuva que superam os 100 mm em diversas áreas, podendo atingir entre 150 mm a 200 mm em pontos específicos, segundo MetSul.
Os riscos de deslizamentos em áreas de encostas e novas quedas de barreiras permanecem altos, podendo causar bloqueios em rodovias estaduais e federais.
Os maiores volumes de chuva são esperados no litoral e áreas adjacentes da Serra do Mar, no Paraná, e no extremo Nordeste de Santa Catarina.
As Cataratas do Iguaçu devem apresentar grande vazão devido aos volumes elevados de chuva, segundo previsão da empresa de meteorologia.
O cenário alarmante segue os eventos do último fim de semana, onde mais de 200 mm de chuva foram registrados em cidades de ambos os Estados, causando cheias, deslizamentos e alagamentos generalizados. Em Laranjeiras do Sul, no Paraná, por exemplo, a precipitação alcançou 230 mm, enquanto Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina, registrou 214 mm.
A situação provocou alagamentos em 23 bairros de Curitiba e inundações significativas em Joinville, a maior cidade catarinense, que também enfrentou deslizamentos de terra. O Rio Peperi Guaçu transbordou, alagando a Ponte Internacional entre Paraíso, no Brasil, e San Pedro, na Argentina. Araquari, outro município catarinense, declarou situação de emergência.
Previsão do tempo em Santa Catarina
Nesta segunda-feira, a previsão da Defesa Civil de Santa Catarina é de uma diminuição da chuva em parte do Estado, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. "Nas demais regiões, a frente estacionária, somada à influência da área de baixa pressão, segue mantendo maior cobertura de nuvens e condição para chuva pontualmente intensa, especialmente naquelas áreas próximas ao Paraná, onde os acumulados de chuva tendem a ser mais altos", alerta.
O risco permanece moderado a alto para ocorrências associadas à alagamentos, enxurradas e deslizamentos. O mar fica pouco agitado com ondas entre 1,5 metros e 2,0 metros e os ventos devem variar entre 30 e 45 km/hora.
Na terça-feira, 10, o tempo deve permanecer nublado e com chuvas recorrentes, sobretudo nas áreas litorâneas e regiões próximas. No Grande Oeste catarinense, o sol já aparece entre muitas nuvens a partir da tarde. O risco ainda permanece baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas no litoral e regiões próximas e moderado a alto para ocorrências relacionadas aos deslizamentos pelo estado.
Já na quarta-feira, 11, é possível que haja pancadas de chuva de fraca intensidade, oferecendo risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, diz a Defesa Civil catarinense.
Na quinta-feira, 12, por sua vez, a previsão é de "tempo firme" na maior parte de Santa Catarina, com exceção do litoral e áreas próximas, onde a circulação marítima ainda favorece a ocorrência de chuva fraca nos extremos do dia.
Mas na sexta-feira, 13, o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul favorece o retorno da chuva e da condição para temporais isolados nas áreas próximas ao estado vizinho.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.