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Artigos Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 15:31 - A | A

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Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2025, 15h:31 - A | A

GABRIEL SCARPELLINI

Comunicação Política eficaz em cidades de até 100 mil habitantes

GABRIEL SCARPELLINI

Nesta sequência de artigos, vamos classificar as cidades como pequenas, médias e grandes, seguindo a classificação usada pelo MEC, IBGE e outras entidades:

Cidade pequena: até 99 mil habitantes.
Cidade média: entre 100 mil e 499 mil habitantes.
Cidade grande: acima de 500 mil habitantes.
Metrópoles: cidades que concentram um grande número de atividades econômicas, exercendo influência regional, nacional ou internacional.

A Importância da Comunicação Política
Seja você vereador ou prefeito, a comunicação é sua principal ferramenta para construir confiança e mostrar resultados. Em cidades pequenas, de até 100 mil habitantes, você tem a vantagem da proximidade, mas precisa equilibrar o contato pessoal com a presença digital.

Presença Digital Estratégica
Instagram: Seu Portfólio Visual
A rede social mais usada no mundo será, sem dúvida, seu carro-chefe. É através dela que a população terá mais contato com você.

É importante ter uma conta bem organizada visualmente, com dados e links funcionando e, principalmente, com os requisitos de segurança ativos, para evitar surpresas desagradáveis e complicadas de resolver.

Para que funcione bem e seja eficiente, seguem algumas dicas de como usar cada recurso do Instagram:

Posts diários: fotos de ações, bastidores e eventos.
Stories: dia a dia do mandato, enquetes, participação popular e trends.
Reels: explicando projetos e ações de forma simples.
Lives: prestação de contas, interação e participações especiais.

WhatsApp: Seu Canal Direto
Alguns consideram o WhatsApp uma rede social, mas, para nós, profissionais de marketing, ele é a principal ferramenta de relacionamento que você pode ter. Com ele, é possível interagir em proporção e velocidade incríveis.

Sugerimos que crie:

Grupos por bairro/tema: para ter organização e saber com quem está falando.
Lista de transmissão: novidades, boletins e convites.
Atendimento: rápido e personalizado, via bot, podendo ser otimizado com o uso de IA.
Cuidado: evite spam e seja objetivo.

Facebook: Sua Comunidade Online
O Facebook ainda é uma ferramenta valiosa. No Facebook, as pessoas tendem a ler mais, ser mais autêuticas e criar vínculos mais fortes. Por isso:

Compartilhe notícias locais com seu comentário.
Crie álbuns de fotos por evento/bairro.
Faça transmissões de sessões/reuniões.
Participe de grupos de discussão: modere e interaja.

Rotina Organizada: A Chave do Sucesso
Ter e seguir uma rotina o ajudará a fazer da sua comunicação um hábito e gerará resultados em pouco tempo.

Separe 30 minutos diários para redes sociais.
Documente tudo e organize: fotos/vídeos de visitas, reuniões e obras.
Crie um programa itinerante de “Gabinete no Bairro” (1 sábado por mês).
Realize um “Café com o Político” (1 vez por semana) para ouvir grupos organizados.

Rádios e Jornais Locais: Seus Amplificadores
Meios tradicionais ainda têm um grande impacto na comunicação local. As rádios, em especial, são ferramentas poderosas.

Participe de programas matinais, debates e entrevistas.
Ofereça-se para comentar notícias da cidade e discutir projetos.
Crie quadros curtos, como “Minuto do Cidadão”.
Tenha uma coluna escrita em jornais locais para reforçar sua credibilidade.

YouTube: Ideias que Funcionam
O YouTube é a nova TV e tem a vantagem de manter o conteúdo disponível permanentemente. Seja seletivo e consistente.

Antes e Depois: vídeos curtos mostrando melhorias realizadas.
Boletim Digital: newsletter simples com projetos e agenda.
Podcast do Bairro: entrevistas com moradores.

Seja Autêntico e Transparente
Antes de tudo, prepare-se para esse trabalho e cerque-se de profissionais dedicados.

Mostre trabalho real e resultados práticos.
Use linguagem simples e direta.
Responda comentários e mensagens.

Consultoria Especializada: Quando Usar?
Tudo que apresentamos aqui pode ser feito sozinho ou com uma equipe especializada. Mas uma consultoria especializada pode otimizar seus resultados.

Diagnóstico inicial da sua comunicação.
Planejamento estratégico de longo prazo.
Análise de dados e métricas.
Treinamento da equipe.

Mundo Real: A Importância do Contato Pessoal
Para finalizar, lembre-se: a presença constante e o contato pessoal ainda são fundamentais. Use a tecnologia para amplificar, não substituir, o “olho no olho”.

Esteja sempre pronto para receber, abraçar, conversar e trocar energia. Afinal, a cidade, o povo e suas dores são reais.

Conclusão
O segredo do sucesso na comunicação política em cidades pequenas está na consistência e autenticidade. Não é preciso grandes produções ou investimentos astronômicos. Seu eleitor quer ver trabalho real, presença constante e resultados práticos.

A comunicação eficaz constrói pontes, não muros. Seja transparente, regular e, acima de tudo, mostre resultados. Com criatividade e dedicação, é possível construir uma estratégia de comunicação política eficiente, mesmo com recursos limitados.

(*) GABRIEL SCARPELLINI é membro fundador da Alcateia Política, é publicitário e especialista em Marketing Político e Comunicação Governamental pelo IDP. Sócio da GAS 360, agência de publicidade, e atua também como consultor em marketing político

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br

 

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