O Cuiabá disputou pela primeira vez na sua história a primeira divisão do futebol brasileiro em 2021. O “Dourado”, como o time cuiabano é carinhosamente conhecido, terminou na 15ª colocação, com 41% de aproveitamento, à frente de times campeões brasileiros como Sport e Grêmio, que foram rebaixados à Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o clube mato-grossense ainda conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2022, quando deverá fazer o seu primeiro jogo internacional.
Reprodução
O atacante Jhonatan Cafú durante disputa de bola no jogo contra o Santos, na Arena Pantanal
O time cuiabano estreou na competição após se sagrar campeão do Campeonato Mato-grossense pela 10ª vez em 20 anos de história. Ainda comandado por Alberto Valentim, o Dourado empatou com o Operário, de Várzea Grande, na final e conseguiu mais um caneco, o terceiro consecutivo.
Ainda sob a desconfiança da torcida mesmo após o título, o Cuiabá estreou na Série A com um empate em 2 a 2 contra o Juventude, na Arena Pantanal. O primeiro gol da história do Dourado na competição foi marcado por Jonathan Cafú, e Elton fez o segundo, de pênalti. Wescley e Matheus Peixoto descontaram para os gaúchos.
Após o término da partida, o Cuiabá anunciou a demissão de Alberto Valentim. O anúncio pegou a torcida de surpresa, pois era apenas o primeiro jogo do time no campeonato. Após o término da relação, surgiram notícias de que o treinador teria se envolvido em um relacionamento extraconjugal. Entretanto, a informação não foi confirmada.
Depois da saída de Valentim, o auxiliar Luiz Fernando Iubel assumiu o time na 2ª rodada contra o Fluminense. O clube cuiabano chegou a fazer uma boa partida, mas perdeu de 1 a 0 com, gol de Gabriel Teixeira.
Iubel comandou o time até a 9ª rodada, quando o Dourado perdeu em casa para o Atlético-MG, que se tornaria o campeão Brasileirão. Até lá, o time cuiabano ainda não havia conseguido a sua primeira vitória no campeonato.
No dia 2 de julho, o Cuiabá anunciou Jorginho como o novo técnico. O treinador estreou empatando com o Red Bull Bragantino, de Bragança Paulista (SP), pela 10ª rodada. O confronto terminou 1 a 1. O gol do time paulista foi marcado pelo volante Praxesdes, enquanto que o Jenison descontou para o Dourado.
A primeira vitória do Cuiabá aconteceu apenas na 12ª rodada, contra a rebaixada Chapecoense. Os gols foram marcados pelos atacantes Elton, Felipe Marques e Jenison. Geuvânio e Ignácio descontaram para os catarinenses. Neste momento, o time mato-grossense integrava a zona de rebaixamento.
O Cuiabá saiu da zona de rebaixamento na 16ª rodada, após vitória contra o Athlético-PR, e nunca mais voltou. A equipe chegou a ficar ameaçada nas últimas rodadas, mas terminou o Campeonato Brasileiro na 15ª posição.
NÚMEROS
O Cuiabá obteve na Série A 10 vitórias, 17 empates e 11 derrotas. Ao todo, foram 34 gols marcados e 37 sofridos. O Dourado teve a quinta melhor defesa na competição e ficou seis rodadas na zona de rebaixamento. Paulão e Uendel foram os atletas que mais entraram em campo – 35 jogos cada.
O artilheiro do time foi Elton, com 9 gols, e Rafael Gava foi o líder de assistências, com cinco.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.