O tradicional Dia de Campo do UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande , organizado pelo Curso de Agronomia, chegou à sua 5ª edição, consolidando-se como um importante espaço para a troca de conhecimento e inovação no setor agrícola.
Mais de 300 estudantes, profissionais e empresas do setor agrícola se reuniram, no dia 19 de outubro, no Campo Experimental do UNIVAG, para discutir as últimas novidades e tendências do agronegócio, fortalecendo a conexão entre a graduação e o mercado.
Conforme o coordenador do curso de Agronomia, professor doutor Carlos Eduardo Souza Bezerra, o Dia de Campo tem apresentado um crescimento constante, atraindo cada vez participantes, se tornando referência para a comunidade agrícola do estado.
"A cada edição, o evento ultrapassa nossas expectativas. Inicialmente, nosso foco era aproximar os nossos alunos e empresas de tecnologia. Hoje, recebemos cerca de seis instituições de ensino com seus cursos, entre Agronomia, cursos técnicos e tecnólogos, além de cerca de 10 empresas parceiras, demonstrando o crescente interesse na participação em nosso evento", destacou.
O agrônomo Marcos Vinicius da Cruz, egresso do UNIVAG, participou da primeira edição do Dia de Campo, hoje ele atua há quatro anos na área comercial como gerente de contas da Região Sul do Vale de MS.
"Incentivo todos a aproveitar ao máximo essa oportunidade, pois o conhecimento adquirido aqui, por mais teórico que possa parecer, é fundamental para o futuro profissional. Afinal, quem sabe não somos nós os próximos a apresentar nossas pesquisas e projetos para um público mais amplo? A teoria é essencial, mas a prática é que nos diferencia no mercado de trabalho", afirmou Marcos.
Aprendizado e conexão
Aluna do UNIVAG, Ana Beatriz De Lima Rodrigues pontua que o Dia de Campo é uma ótima oportunidade para fazer um bom network, além de orientar os futuros agrônomos na área que irão atuar.
"Estou no oitavo semestre, logo entrarei no mercado de trabalho, então esse dia é ótimo para trocas de experiências. As empresas parceiras que participam nos proporcionam um norte das diversas áreas de atuação na Agronomia. É um projeto muito importante para nosso curso", afirmou Ana Beatriz.
Os participantes foram presenteados com uma experiência sensorial única ao degustarem geleias de frutas tropicais e queijos frescos e doces, elaborados pelos próprios alunos durante as aulas de Tecnologia de Alimentos, sob a orientação da professora Juliana Amabile. "Na teoria, aprendemos tudo sobre conservação e manipulação dos alimentos. Mas é na prática, no laboratório, que realmente colocamos a mão na massa e vivenciamos todo o processo", destacou Ana Beatriz.
Para a estudante Ana Carolina Leite de Araújo, o Dia de Campo foi uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e dar um passo importante na escolha de sua área de atuação.
"Primeira vez que eu participo e já quero vir no próximo. Gostei muito das exposições dos parceiros, me chamou atenção a explicação sobre as plantas daninhas. Me ajudou muito a me dar um direcionamento profissional", disse.
O mesmo disse a estudante Yasmin Paula de Souza Pinheiro. Para a futura agrônoma, o Dia de Campo do UNIVAG abriu um leque de ideias para ajudar na produção de conteúdo do TCC. "A orientação e conhecimento me trouxe eu e meus colegas para esta edição, foi maravilhoso, organização impecável e professores engajados", disse.
A 5ª edição do Dia de Campo contou com a parceria da Casa do Adubo, CCR, IBEE, Netafim, Nutribras, Raça Agro, Senar MT, Simbiose, VeGrande New Holland, e Volant.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.