Em cada safra, o uso de fertilizantes é fundamental para a boa produtividade das lavouras. Para garantir que os insumos que chegam até a propriedade sejam os mesmos que foram adquiridos, os associados da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) podem solicitar a coleta e análise laboratorial por meio do programa Fertilizante Certo. A iniciativa não só oferece segurança ao produtor quanto a composição dos produtos, mas reduz o prejuízo com fraudes e adulterações, garantindo a aplicação correta e eficiente.
Conforme o vice-presidente oeste e vice-coordenador da comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja MT, Gilson Antunes de Melo, esse trabalho de conferência de qualidade ajuda o produtor a não ter perda econômica e nem falta de desempenho na cultura. "Estamos vendo na mídia, todo dia, casos de falsificação de fertilizantes, que são produtos de alto valor agregado. Com a análise feita pela entidade, sabemos que estamos usando material de qualidade e que não estamos caindo em golpes", afirma.
A produtora rural de Confresa, Natalia Dierings, conta que prioriza a solicitação da coleta em toda safra para verificar a integridade do insumo. “Esse ano a gente viu que é de suma importância, porque aqui no município teve cargas adulteradas. A gente solicita logo após a chegada do fertilizante e ela nos dá segurança, porque a gente sabe o que está colocando na terra”, explica Natalia.
Guiverson Bueno, associado do núcleo de Ipiranga do Norte, destaca a rapidez e eficiência da coleta e análise das amostras. "Assim que recebemos o fertilizante, a melhor coisa é solicitar para a Aprosoja MT vir fazer essa coleta. Quanto antes temos o resultado da análise, mais rápido pode tomar as medidas necessárias, seja para corrigir algo ou, se tudo estiver certo, garantir uma aplicação 100% correta na lavoura", justifica.
O produtor tem optado pela análise de semente da soja e fertilizante para o milho, mas quer começar a solicitar a coleta de ambos em todas as safras. Ele acrescenta que o processo assegura um respaldo jurídico e a seriedade da entidade com resultados confiáveis.
Respaldado pela análise, o delegado do núcleo Araguaia-Xingu e produtor de Porto Alegre do Norte, Guilherme Cruvinel, pôde realizar a troca dos produtos adquiridos ao verificar irregularidade na composição por meio da análise.
“Já tivemos uma situação em que o produto estava abaixo dos níveis mínimos de nutrientes, então solicitamos a empresa e eles fizeram a substituição do fertilizante. Com esse suporte, tendo o laudo e o relatório, nós conseguimos rever a situação e substituir quando possível, até para fazer a troca dentro do tempo hábil para não atrapalhar o início do uso do produto”, esclarece.
COLETA
Cada fertilizante, dependendo de sua composição, possui quantidade mínima de cada micro e macronutriente. Dessa forma, é necessário que o produtor esteja atento quanto as especificações do produto e caso desconfie de adulteração ou queira conferir se o produto está de acordo com a garantia fornecida, possa solicitar a coleta por um supervisor da associação.
Para solicitar uma coleta de fertilizante, o produtor deve entrar em contato com o Canal do Produtor pelo número (65) 3027-8100 e solicitar a abertura de uma Ordem de Serviço (O.S.) que será direcionada ao supervisor responsável pela região, que realiza a coleta do fertilizante conforme os padrões oficiais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e encaminha para análise laboratorial.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.