O cacique Raoni Metuktire, líder do povo Mebêngôkre, lamentou a morte do Papa Francisco, a quem chamou de amigo. Por meio de vídeo divulgado pelo Instituto Raoni, o líder indígena disse que não sabia que o pontífice estava doente e lembrou o último encontro com o religioso em 2024 na Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais, no Vaticano, em Roma. Raoni afirmou que na ocasião tiveram uma "ótima" conversa e, emocionado, compartilhou estar com saudades do Papa.
LEIA MAIS: Políticos de Mato Grosso lamentam morte do Papa Francisco e exaltam seu legado de fé
"Quero falar para todos sobre o meu encontro com o Papa. O Papa estava doente e eu não estava sabendo e a notícia me fez lembrar dele. Estou com saudade dele. Na oportunidade que encontrei o Papa, tivemos ótima conversa. Papa, onde esteja, me ouça em espirito, que estejamos ainda mais fortes", declarou o cacique.
Aos 93 anos, Raoni falou sobre sentir que não estará na Terra por muito tempo e que, em breve, estará com Francisco. "Eu também quero estar aí no céu com você, na casa que o Criador já preparou para mim", falou.
Na Cúpula do Clima, Raoni teve uma breve audiência com o Papa e entregou uma carta pedindo apoio para conscientizar os líderes políticos sobre a importância da preservação das florestas e dos direitos dos povos originários.
Em nota do Instituto Raoni, a entidade ressaltou que a liderança do Papa Francisco "transcendeu as fronteiras do catolicismo num diálogo inter-religioso para promoção da justiça social e a defesa dos mais vulneráveis". O instituto ainda mencionou sua inclinação com a causa ambiental e as mudanças climáticas.
"Eu e o Papa somos amigos. Verdadeiramente eu e o Papa falamos para todos sobre a paz e o bem viver. Mas vejo que alguns fazem guerra e isso não é bom. Somente isso que tenho para falar. Mando abraço para todos", encerra Raoni.
VEJA VÍDEO
LEIA NOTA DO INSTITUTO RAONI
"É com profundo pesar que o Instituto Raoni recebe a notícia do falecimento do líder da Igreja Católica, Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos.
Francisco foi um Papa cuja liderança transcendeu as fronteiras do catolicismo num diálogo inter-religioso para promoção da justiça social e a defesa dos mais vulneráveis. Destacou-se também por sua profunda preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas. Manteve, ao longo dos anos, um diálogo respeitoso e constante com lideranças indígenas, entre elas o Cacique Raoni Metuktire, presidente do Instituto Raoni e líder do povo Mebêngôkre.
Em maio de 2024, durante a Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais, o Cacique Raoni encontrou-se com o Papa Francisco e entregou-lhe uma carta solicitando apoio na conscientização de líderes políticos sobre a importância da preservação das florestas e dos direitos dos povos originários. Na ocasião, alertou sobre as catástrofes climáticas que assolam o Brasil e destacou a responsabilidade dos povos indígenas na preservação dos ecossistemas do mundo.
O Instituto Raoni presta solidariedade à Igreja Católica e a todos os fiéis neste momento de luto. Que seu legado continue a inspirar ações em prol da justiça, da paz e da preservação da vida em todas as suas formas".
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.