O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) realizou 311 atendimentos a eleitores surdos ou com deficiência auditiva nos dois turnos das eleições municipais por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL). Só no último final de semana, quando ocorreu o 2º turno em Cuiabá, houve 84 atendimentos, sendo 33 no sábado (26) e 51 no domingo (27), dia do pleito. Já no 1º turno, foram 227 atendimentos.
Neste 2º turno, o maior número de atendimentos teve como motivação “outros assuntos”, com 19 registros, seguido de “justificativa”, com 12. O “horário da votação” e “consulta ao Cadastro Eleitoral” foram responsáveis por 11 atendimentos, cada um. Depois, vem “consulta ao local de votação”, com 10 registros, orientações sobre o “app e-Título” com 7 e “documentos para votar” com 3 atendimentos.
O número registrado pela CIL reflete o total de atendimentos prestados, e não a quantidade de eleitores surdos ou com deficiência auditiva, já que em alguns casos, uma mesma pessoa solicitou mais de uma demanda.
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