Nick Hague, da Nasa, e Aleksandr Gorbunov, da Rússia, viajarão em setembro a bordo de um foguete SpaceX para a Estação Espacial. A dupla retornará com Williams e Wilmore em fevereiro.
A Nasa decidiu que é arriscado demais para Williams e Wilmore voltarem para casa na cápsula Boeing Starliner, atingida por problemas de propulsores e vazamentos de hélio. Foram removidos do voo SpaceX os astronautas da Nasa Zena Cardman e Stephanie Wilson.
A agência espacial disse que eles podem voar em missões futuras e acrescentou que levou em conta a experiência em voos espaciais e outros fatores na tomada de decisão.
Após a aposentadoria dos ônibus espaciais, os EUA contavam com a Rússia para transportar as equipes para a Estação Espacial, até que a SpaceX começou a levar astronautas em 2020. Os dois países continuaram a compartilhar lugares para viagens espaciais.
No próximo mês, Don Pettit, da Nasa, vai viajar para a Estação Espacial. Outro astronauta da agência americana, Tracy Dyson, retornará à Terra em cápsulas russas. A Nasa recorreu a empresas privadas há uma década para providenciar o transporte de astronautas na era pós-ônibus espacial.
Williams e Wilmore foram a primeira tripulação da Boeing. Os dois chegaram à estação espacial em junho, para o que deveria ser uma estadia de uma semana. A cápsula deve retornar vazia na próxima sexta-feira. O pouso deve ocorrer no deserto do Novo México (EUA./AP
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.