"E um desastre nuclear não respeita fronteiras. Ele se estenderia por outros países da Europa, por isso precisamos agir, e garantir que a guerra não se estenda às estruturas energéticas", clamou, durante seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Zelenski pediu que os países da ONU avancem em seus esforços para conter o presidente russo Vladimir Putin, já que, na sua avaliação, as fronteiras de outros países europeus seguem ameaçadas. Ele defende que, se conquistar novos territórios ucranianos, a Rússia avançará contra outros países.
Ele disse que, durante a Assembleia Geral, se reuniu com líderes de mais de 100 países apresentando sua proposta de uma "Fórmula da Paz", que cessaria a guerra na região. Porém, Zelenski pontua que a possibilidade de um integrante do Conselho de Segurança (CS) da ONU vetar uma proposta de paz faz com que a guerra se perpetue por tempo indeterminado.
Zelenski disse, ainda, que outras propostas apresentadas por países, ao invés de sua sugestão de trégua, não apenas "ignoram os interesses e o sofrimento dos ucranianos, que são os afetados pela guerra", mas também dão a Putin o "espaço político para continuar a guerra".
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.