Ministério Público Eleitoral (MPE) requereu diligências para levantar possíveis óbices ao registro da candidatura de Tião da Zaeli (PL), ex-prefeito de Várzea Grande. Em 2024, o empresário pleiteia a vaga de vice na chapa encabeçada pela advogada Flávia Moretti (PL). Parecer foi assinado pelo promotor eleitoral César Danilo Ribeiro de Novais nesta sexta-feira (16).
No documento, a autoridade do MP solicitou que o Cartório Eleitoral certifique se existem, ou não, casos de inelegibilidade que podem impedir a candidatura do liberal. Providência foi requisitada após consulta à base de dados eletrônica do Siscontas Eleitoral.
No relatório, foram indicadas 12 ocorrências. Parte delas referem-se a pareceres contrários às contas da administração várzea-grandense no período em que Tião da Zaeli comandou o paço municipal, entre os anos de 2011 e 2012, quando substituiu o então prefeito Murilo Domingos.
"Em análise ao Relatório de Conhecimento n.o 013705/2024, extraído no sítio eletrô- nico do Sisconta Eleitoral1, constata-se haver informação de potencial óbice à candidatura da reque- rente, consoante documento anexado", diz trecho do parecer.
"Ante o exposto, o Ministério Público Eleitoral, com base no artigo 35, inciso II, alínea “b”, da Resolução TSE n.o 23.609/2019, requer ao Cartório Eleitoral que verifique e certifique a (in)existência de óbices à candidatura, em especial potenciais casos de inelegibilidade, nos termos do art. 1o, I, da Lei Complementar n.o 64 de 1990", completa.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.