Nesta quinta-feira, no Lotto Park, em Anderlecht, os turcos ampliaram ainda mais a cômoda vantagem com somente quatro minutos, em gol de sua poderosa dupla ofensiva. O zagueiro recuou errado, Dzeko apareceu livre e serviu En-Nesyri, que mandou ao gol vazio para anotar pela 24ª vez na temporada.
Luis Vázquez ainda empatou com bastante tempo no relógio. Ele fez aos 19, mas o time belga não conseguiu virar até o intervalo. Grande fã de jogadores brasileiros, Mourinho tem no comando de sua marcação o volante Fred, ex-seleção. E acaba de tirar Anderson Talisca do futebol árabe para reforçar ainda mais seu ataque.
O segundo tempo começou com Luis Vazquez anotando mais uma vez, dando esperanças aos mandantes. Mas a festa durou pouco, com Akçiçek deixando tudo igual aos 18 minutos após passe de Skriniar. Os visitantes apenas administraram o tempo e celebraram o avanço.
AJAX AVANÇA DE MANEIRA HEROICA
Depois de atuar com um a menos por 95 minutos, o Ajax se garantiu nas oitavas de maneira heroica, mesmo perdendo por 2 a 1 do Union St. Gilloise, em Amsterdã, ao buscar o gol de honra em cobrança de pênalti na prorrogação e fechar com 3 a 2 no agregado.
O Ajax entrou em campo com uma preciosa vantagem e 2 a 0 conquistada fora de casa, o que prometia um confronto tranquilo contra o Union St. Gilloise. Mas não foi o presenciado na Johan Cruiff Arena. Os belgas saíram na frente com Mac Allister logo aos 16 minutos e igualaram a série com David, de pênalti. Klaasen foi expulso no lance da falta, aumentando o drama caseiro.
Com um a menos desde os 25 minutos, os holandeses passaram enorme aperto. O técnico Francisco Farioli fez as cinco trocas rápido e colocou a equipe, mais descansada, na retranca. A ideia era não levar mais um gol, que custaria a vaga. Com enorme obediência técnica, a equipe conseguiu levar a disputa à prorrogação.
Depois de segurar os rivais por mais de 65 minutos no tempo regulamentar, o Ajax voltou a ter frente na série logo aos 3 minutos da prorrogação, em cobrança de pênalti de Taylor. Depois, o time voltou a se fechar atrás, com sucesso. A classificação, mesmo com derrota por 2 a 1, foi celebrada como um título.
DEMAIS RESULTADOS
Depois de 2 a 1 no Holanda, o Twente eliminava o norueguês Bodo/Glimt fora de casa ao empatar por 1 a 1 até os 47 minutos do segundo tempo, quando gol contra de Hilgers permitiu a virada e possível prorrogação. Mas o que parecia impossível aconteceu, com Wembangomo anotando o terceiro, que dava a vaga. Isso porque Stejin, aos 51, descontou e levou o jogo ao tempo extra.
Empolgados com a reação no fim, os noruegueses anotaram mais duas vezes e buscaram uma vitória histórica com gols de Fet aos seis da segunda etapa extra e, depois, com Verschueren contra as próprias redes.
Jogando em seus domínios, o Viktoria Plzen precisou somente da primeira etapa para reverter a desvantagem de 1 a 0 sofrida na casa de Ferencvaros. Com gols de Durosinmi (2) e Sulc, a equipe checa foi ao intervalo com 3 a 0 e a vaga encaminhada. Na etapa final, apenas administrou o resultado.
A Real Sociedad vinha de 2 a 0 na casa do Midtjylland e voltou a ganhar, agora na Espanha, com goleada por 5 a 2, também confirmando o favoritismo. Sucic foi o destaque com dois gols. Méndez, Oyarzabal e Oskarsson também deixaram suas marcas.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.