Na apresentação, ele pontuou que a inflação no Brasil está alta e disseminada, e que essa situação aparece em todas as medidas de núcleo, com números bem acima do teto da meta de inflação. "Isso é uma grande preocupação e temos comunicado isso em nossas atas e decisões", disse o diretor.
Picchetti observou que a alta no preço dos alimentos é um dos assuntos que chamam atenção e que, apesar da volatilidade, as medidas continuam apontando para cima. Além disso, os bens industriais, cujos preços costumavam se comportar bem, também estão sofrendo com a inflação, além dos serviços, que são um ponto de preocupação importante para o Banco Central, disse o diretor.
Sobre as expectativas do mercado, Picchetti mostrou os dados da Focus, apontando que o intervalo das distribuições de expectativas de IPCA está crescendo. "O problema é que 2025 está com as expectativas muito acima do teto da meta, e 2026 está no teto da meta. As expectativas nunca estiveram ancoradas no centro desde o início de 2024, mas muitas coisas aconteceram desde então", afirmou.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.