Ontem, o Índice Bovespa fechou com alta de 1,87%, aos 130.514,79 pontos, animado por notícias sobre o pacote fiscal. "Essa volta aos 130 mil pontos é positiva, com chance de buscar os 132 mil pontos e acionar mais altas em seguida", analisa Alvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil, ponderando que é importante monitorar a eleição americana e o noticiário fiscal no Brasil.
Na noite de ontem, o Ministério da Fazenda informou que as propostas em discussão sobre o corte de despesas foram apresentadas e compreendidas em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros. O mercado deve continuar cobrando um anúncio logo do pacote de medidas e qual será o valor das reduções.
O alívio na Bolsa, nos juros e no dólar ontem deve ter sido pontual, diz Pedro Moreira, sócio da One Investimentos. "Entendo que foi uma euforia de dia a dia após o cancelamento da viagem prevista para esta semana do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à Europa. Foi um recado para o mercado, que reagiu bem mas não acho que será duradouro. Não houve nenhuma definição sobre a reunião ontem, e o pacote fiscal", avalia.
Hoje, às 16 horas, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, terá uma reunião sobre o corte de gastos do governo com os ministros Carlos Lupi (Previdência) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Apesar da valorização de quase 1,00% nas cotações do petróleo, as ações da Petrobras operam indefinidas: PN subia 0,03% e ON cedia 0,21%, às 11h08. Já os papéis da Vale avançavam 0,19%, a despeito da valorização de 2,53% do minério de ferro em Dalian, hoje, na China, onde o PMI de serviços mostrou em recuperação em outubro. Ainda, ações ligadas ao ciclo econômico que avançaram ontem, cedem
O que limita o recuo do Ibovespa é o avanço acima de 3,00% das ações do Itaú Unibanco PN. O banco divulgou balanço ontem à noite. O Itaú Unibanco registrou lucro líquido recorrente de R$ 10,675 bilhões no terceiro trimestre, resultado 18,1% superior ao de igual período de 2023. Na comparação com o segundo trimestre, o lucro do banco cresceu 6%.
Às 11h13, o Ibovespa caía 0,16%, aos 130.289,82 pontos, ante mínima aos 130.132,86 pontos (-0,29%) e máxima aos 130.541,62 pontos (alta de 0,02%).
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.