O BNDES não divulgou o custo da operação, por se tratar de uma oferta privada, mas informou que ficou abaixo da taxa DI, a média dos juros de Depósitos Interbancários. A emissão ocorreu nesta última semana, "quando o banco acessou o mercado de captação bancária".
A LCD foi instituída pela Lei nº 14.937/2024, com o objetivo de ampliar a disponibilidade de recursos para operações de financiamento de longo prazo. A emissão dos títulos de crédito de livre negociação é permitida apenas aos bancos de desenvolvimento, como o BNDES.
"A captação de mais de R$ 9 bilhões comprova que a participação de uma instituição sólida e transparente como o BNDES confere um selo de qualidade à LCD. Os recursos, essenciais para continuar impulsionando os investimentos da indústria, além de infraestrutura, e para apoiar micro, pequenas e médias empresas, diversificam o funding do Banco, sem onerar o Tesouro Nacional", disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em nota à imprensa.
Segundo o BNDES, a emissão de LCDs integra a estratégia do banco de usar instrumentos de captação de mercado, além das suas fontes tradicionais de recursos, para atender às suas necessidades de orçamento e desembolsos futuros.
"Com a operação, também vamos diversificar a base de investidores e preparar o Banco para atuar como emissor mais frequente no mercado local", afirmou Mercadante.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.