Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km de Cuiabá) foi o único município de Mato Grosso a receber o MovCEU, uma van adaptada oferecida pelo Ministério da Cultura (MinC) para levar expressões culturais a locais mais afastados do centro. A gestão do veículo é da Secretaria Municipal de Cultura e, nesta quarta-feira (25), esteve no Centro de Convivência Vila Vida, com os idosos, em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho.
O MovCEU é um programa do MinC que consiste em uma van equipada para levar cultura a pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios afastados dos centros urbanos. As vans contam com estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação artística e produção cultural. Também possuem kit de livros, computadores, microfones/headphone, câmera fotográfica/filmadora, gravadores de som, software de edição de áudio e vídeo, tela de LED, cadeiras e mesas dobráveis e caixas de som.
“Quando solicitamos ao Ministério da Cultura a adesão ao MovCEU, fizemos um levantamento histórico sobre Vila Bela, com seus 272 anos de existência, primeira capital de Mato Grosso, o berço da cultura do estado, de cultura de descendência africana que existe há mais de 200 anos no município. Fizemos todo um apanhado histórico que conta a grandeza, a beleza e a importância da nossa cultura, com destaque nas duas danças que exemplificam Vila Bela: o congo e o chorado”, explica a secretária municipal de Cultura, Czarina Brito, sobre como a cidade foi contemplada pelo programa.
Receberam vans do programa 23 municípios em 19 estados brasileiros. Além de Vila Bela, foram contemplados: Goiás (cidade) e Cavalcante (GO); Xapuri (AC); Codajás (AM); Ibipeba e Pé de Serra (BA); Alto Santo (CE); Muqui (ES); Ubaí e Santa Fé de Minas (MG); São Félix do Xingu (PA); Juazeirinho (PB); Inhuma e São Pedro do Piauí (PI); Jardim Alegre (PR); Paraty (RJ); Serrinha dos Pintos (RN); Cantá (RR); Pontão (RS); Correia Pinto (SC); Monte Alto (SP) e Colinas do Tocantins (TO).
No lançamento do programa, no fim de agosto, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a importância de criar mecanismos de nacionalização das manifestações culturais. “Há lugares no Brasil que nunca tiveram acesso a nenhum tipo de equipamento cultural, principalmente aqueles lugarejos mais distantes. A ideia foi criar uma maneira de fazer com que as ações da cultura chegassem”, declarou.
A iniciativa do MinC é voltada a locais com concentração de famílias de baixa renda, em municípios com menos de 20 mil habitantes, que têm dificuldade na construção de equipamentos públicos, seja em áreas rurais ou urbanas, e, em especial, os locais ocupados por povos e comunidades tradicionais.
Vila Bela da Santíssima Trindade tem pouco mais de 16 mil habitantes, distribuídos em um território de 13.484,710 km², segundo o IBGE. “O MovCEU vai atender diferentes áreas do município, dando prioridade às áreas rurais. Temos muitas comunidades distantes até 200 km da sede do município. Existem também as áreas de fronteira com a Bolívia, e grande parte dessas áreas fronteiriças não conhece a nossa cultura, porque o acesso é difícil, principalmente para participar da nossa festança tradicional, que acontece no mês de julho há mais de 200 anos”, conta Czarina sobre o planejamento de atuação.
A primeira ação com o MovCEU foi a oferta da oficina “Elaboração de Projetos: Na Prática”, oferecida pelo Comitê de Cultura de Mato Grosso, no dia 11 de setembro. “Neste mês de setembro, iniciamos os trabalhos nas escolas urbanas”, contextualiza Czarina, explicando que a van da cultura já passou pela Escola Estadual Quilombola Avelina Leite de Brito e pela Escola Municipal Ricardo Franco, além de centros educacionais infantis.
A parceria do programa MovCEU ocorre diretamente entre o município contemplado e o Ministério da Cultura. Para realizar as ações em Vila Bela da Santíssima Trindade, a Secretaria Municipal de Cultura também conta com o suporte do escritório estadual do MinC e do Comitê de Cultura de Mato Grosso.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.