Quatro pessoas foram resgatadas de trabalho análogo à escravidão em Mato Grosso, conforme apontou um levantamento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), divulgado nesta segunda-feira (2). Os dados são referentes a 2024. O estado é o décimo com mais pessoas resgatadas nessa situação, ficando atrás de Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraíba, Bahia e Pernambuco.
Segundo os dados, Mato Grosso também está entre os estados com mais registros de vítimas de violência contra mulheres do campo.
O relatório sobre a violência no campo apresenta dados com recortes por conflitos de terra, conflitos por água, trabalho escravo e violência contra a pessoa.
BRASIL
No país, as ocorrências de conflitos no campo tiveram queda, passando de 1.127, em 2023, para 1.056 neste ano. Do total, 872 foram conflitos pela terra, 125 conflitos pela água e 59 casos de trabalho escravo.
"[...] a conflitividade continua elevada, somada aos danos sofridos pelas comunidades rurais devido à crise climática e aos incêndios criminosos em seus territórios", traz o documento.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.