O rapper e compositor Oruam desembarca em Cuiabá nesta sexta-feira (25), para realizar uma apresentação no mesmo dia, em uma casa de shows na Avenida Carmindo de Campos. A presença do artista na cidade, acentece depois da aprovação da "Lei Anti-Oruam", pelos vereadores de Cuiabá.
A Lei que proíbe a contratação com recursos públicos de artistas que façam apologia ao crime, tráfico de drogas ou à sexualização inadequada para o público infanto-juvenil, ficou conhecida em nível nacional como "Lei Anti-Oruam".
Em Cuiabá, a proposta foi apresentada na Câmara pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e aprovada por unanimidade no início de março. O prefeito Abilio Brunini (PL), sancionou a Lei ainda em março. O não cumprimento da nova legislação pode resultar em multas, devolução de valores e outras sanções legais.
Apesar da Lei, a expectativa para o show em Cuiabá é de casa cheia, os ingressos, até mesmo do camarrote estão praticamente esgotados.
Nome polêmico
Oruam, Mauro ao contrário, é o nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, filho de Marcinho VP, que está preso desde 1996 por ser apontado como um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho.
Oruam ganhou destaque no cenário do Funk, Trap e Rap nacional a partir de 2022 com a música “Invejoso”, depois disso ano após ano o cantor domina as paradas de sucesso.
Em 2025, ao lado do cantor Zé Felipe e dos MCs Rodrigo ZN e Tuto, lançou o hit do carnaval, “Oh Garota Eu Quero Você Só Pra Mim”.
Em fevereiro deste ano, Oruam foi preso em flagrante no Rio de Janeiro acusado de crime de favorecimento pessoal. Policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) encontraram um amigo dele, Yuri Pereira Gonçalves, que tinha um mandado de prisão em aberto, na casa do artista.
Oruam explicou que Yuri é um amigo de infância. Ele reforçou que não sabia do mandado de prisão em aberto.
O rapper acumula mais de 13 milhões de ouvintes mensais em plataformas como o Spotify, sendo hoje um dos nomes mais relevantes do rap e do trap nacional. Em protesto a atuação dos vereadores, o rapper escreveu a música "Lei Anti O.R.U.A.M" em que faz uma crítica ácida à realidade das periferias. Ele relaciona a deficiência da educação pública com a decisão dos jovens de seguirem para o crime.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.