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FIM DA BALSA

Obra da maior ponte do estado avança e promete integração histórica

DA REDAÇÃO

A construção da maior ponte de concreto do estado, com impressionantes 1.360 metros de extensão sobre o rio Juruena, já atingiu 43,91% de execução. O investimento de R$ 252,8 milhões, proveniente do Governo do Estado, não se limita à grandiosa estrutura, abrangendo também 59 km de asfalto na MT-208 e a edificação de mais três pontes de concreto ao longo do trajeto.

A obra vai finalmente conectar os municípios de Cotriguaçu e Nova Bandeirantes, através do distrito de Japuranã, rompendo o isolamento histórico da região Noroeste e integrando-a de vez ao restante do norte mato-grossense.

Em breve, será possível viajar de cidades como Aripuanã e Colniza até Guarantã do Norte e a estratégica BR-163, utilizando apenas vias asfaltadas – um marco para a infraestrutura local.

Atualmente, a engenharia avança com o lançamento das vigas, a concretagem das lajes que darão forma ao tabuleiro da ponte e a intensa perfuração de estacas que garantirão a solidez da estrutura. Paralelamente, máquinas e operários trabalham na movimentação de terra para a construção dos acessos nas duas margens do rio.

A entrega da ponte se traduzirá no fim de uma era: a travessia penosa e demorada por balsa, que hoje consome cerca de uma hora dos viajantes, além de impor limitações de operação noturna e a espera por vagas, será coisa do passado. “A região Noroeste antes era isolada do restante do Estado, sem nenhuma rodovia asfaltada.

Com essa ponte sobre o Rio Juruena e o asfalto na MT-170 (antiga BR-174), será uma região totalmente integrada com Mato Grosso. Isso faz justiça com o povo dessa região, com municípios como Aripuanã, que existe há mais de 80 anos”, celebra o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, visivelmente entusiasmado com o progresso da obra.

Além da protagonista, outras três importantes pontes, com extensões de 50, 30 e 15 metros, também estão em fase de construção, complementando o audacioso projeto. A previsão é que toda essa complexa e transformadora obra seja entregue à população em 2026, marcando um novo capítulo na conectividade de Mato Grosso.  

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