Fiéis lotam os cemitérios de Cuiabá para prestarem homenagens aos entes que já morreram neste sábado (2), data que se comemora o Dia de Finados no Brasil. Segundo à Prefeitura de Cuiabá, são esperados a passagem de cerca de 80 mil pessoas pelos locais. As paróquias da Capital celebram missas nas igrejas e cemitérios neste sábado e domingo (3), quando se comemora o Dia de Todos os Santos. O Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, explica que a data é de celebração aos que já morreram, não pelo evento da morte, mas pela vida em Cristo.
"A programação é bastante intensa. Muitas paróquias realizaram missas pela manhã. Aqui no cemitério Nossa Senhora da Piedade já aconteceram duas missas no período da manhã e [irão ocorrer] outras duas na parte da tarde. A importância de finados está no evidencialismo da morte. Mas, não só, está também na nossa fé porque chamamos de comemoração dos fiéis defuntos. A comemoração não é pela realidade da morte, mas é pela certeza da ressurreição. Por isso, é um dia de esperança, de ressurreição, de caridade e de recordar, sim, com emoção de entes queridos, mas também de confiança de vida nova em Cristo. Nascemos para passar pela morte", disse o Arcebispo de Cuiabá, Dom Mário, em entrevista à TV Centro América.
"A igreja, no Brasil, celebra no dia dois os fiéis defuntos e a festa de todos os santos, no domingo próximo ao dia primeiro. Neste ano, será amanhã (3). Então, as missas de hoje à noite na Catedral e demais paróquias já é da liturgia de todos os santos", completou.
PROGRAMAÇÃO A TARDE
No cemitério Bom Jesus, parque Cuiabá, ainda haverá missa às 16h. No cemitério do Porto, haverá missa às 15h. No cemitério da Piedade tem missa às 15h e 17h.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.