O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, tem sido uma data de reflexão e luta contra as disparidades raciais no Brasil. Desde o ano passado, a data passou a ser reconhecida oficialmente como feriado nacional em homenagem a Zumbi dos Palmares e à resistência do povo negro. Em Mato Grosso, diversas entidades preparam eventos para comemorar a data, destacar a contribuição histórica da população negra e debater políticas públicas para combater o racismo e promover a equidade.
De acordo com o último Censo realizado pelo IBGE, mais de 60% da população de Mato Grosso se declarou negra, sendo 52,75% pardos e 7,43% pretos. Esses dados estão alinhados com os resultados nacionais do Censo 2022, que revelou que os pardos se tornaram o maior grupo étnico-racial do Brasil, superando pela primeira vez os brancos.
Programação:
- Dia 18, às 19h, no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá: Audiência Pública – Mês da Consciência Negra. Homenagem às pessoas que contribuíram para a luta antirracista em Cuiabá. Requerida pelo vereador Robinson Cireia (PT).
- Dia 19 de novembro, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Cuiabá: Evento especial em celebração ao Dia da Consciência Negra. A programação homenageará Zumbi dos Palmares e destacará a importância histórica e cultural da herança afro-brasileira.
- Dia 20, a partir das 16h, na Praça Conde de Azambuja (Praça da Mandioca): 2ª Festa da Resistência. Feira afro, apresentações de Maracatu, Anjos da Lata e show com Raízes do Samba. Realizado pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE-MT).
- Dia 20, às 17h, na Casa das Pretas: Sessão Especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com exibição do documentário Geraldo Henrique Costa e o Dever Preto. Também haverá sessão pipoca com curtas-metragens Neguinho e Cores e Botas, voltados ao público infanto-juvenil, além de bate-papo com realizadores e convidados especiais. Realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE/UFMT) e pelo Coletivo Negro Universitário.
- Dia 23 de novembro, a partir das 8h, na Casa Cuiabana: 1º Workshop da Equidade Racial para Comunicadores, com o objetivo de sensibilizar os comunicadores de Mato Grosso para o uso de uma linguagem mais inclusiva e menos racista. Realizado pelo Sindjor por meio da Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-MT), o evento contará com certificado emitido pelo IFMT e happy hour.
- Dia 27 de novembro, das 15h às 17h, ao vivo no YouTube: Webinar – Construindo Justiça Social: O Papel do Terceiro Setor na Promoção da Equidade Racial. O evento será promovido pela Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e contará com emissão de certificado.
- Dia 30 de novembro, a partir das 16h, concentração na Praça da Mandioca: Rota da Ancestralidade. Em comemoração aos 9 anos do projeto, será realizada uma caminhada afro especial em celebração ao novembro Negro e à nossa consciência histórica e racial. Realizado pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (ITEEC Brasil).
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.