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Cidades Segunda-feira, 10 de Março de 2025, 16:43 - A | A

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Segunda-feira, 10 de Março de 2025, 16h:43 - A | A

DURANTE TODO ANO

Ação “Tô no Jogo” orienta escolas da rede estadual para boas práticas de ensino e aprendizagem

Objetivo é auxiliar as escolas, por meio das Diretorias Regionais, nas ações para avançar no IDEB 2025

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) intensificou, nessa semana, o roteiro de visitas integradas “Tô no Jogo – SAEB 25” para o apoio pedagógico e administrativo às equipes gestoras das Unidades Escolares das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). Esta ação acontece desde o dia 27 de fevereiro e se estenderá por todo o ano letivo.

O objetivo é entender os desafios de cada unidade escolar e atuar para o avanço da posição de Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a cada ano.

Todas as escolas da rede estadual serão visitadas obedecendo os critérios específicos de prioridade. No 1º bimestre serão priorizadas as visitas em unidades escolares que apresentam 20% ou mais de estudantes performando no nível de proficiência abaixo do básico.

Antes da visita, as equipes da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (Coped) e Coordenadoria de Gestão Escolar e de Rede (Coger) realizam um planejamento integrado, onde elaboram o cronograma para as visitas.

Na ação, além de levantar dados e informações administrativas e pedagógicas da escola, as equipes fazem orientações considerando aspectos como: organização e a limpeza da unidade escolar; a forma como os trabalhos estão sendo realizados; a utilização das plataformas educacionais e outras boas práticas que contribuem para a melhoria do clima escolar.

Para o secretário de Educação, Alan Porto, esta ação representa um avanço significativo no processo de ensino e aprendizagem, ao proporcionar apoio pedagógico e administrativo personalizado para as escolas.

“Ao identificar e compreender os desafios específicos de cada unidade, o "Tô no Jogo" permite a implementação de estratégias educativas mais eficazes, adaptadas às necessidades reais dos estudantes”, avalia o secretário.

De acordo com ele, essa abordagem personalizada é crucial para melhorar a cada ano o desempenho dos alunos e, consequentemente, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do estado.

A colaboração entre as coordenadorias de gestão pedagógica e escolar no planejamento das visitas assegura que as ações sejam bem coordenadas e eficazes, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e produtivo para todos os estudantes.

IDEB 2025

Mato Grosso saltou 14 posições no ranking do IDEB 2023. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado avançou da 22ª posição em 2019, com nota 3,4 para o 8º lugar em 2023, com nota 4,2.

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