A coluna vertebral é o eixo central que sustenta o nosso corpo. Ela precisa ser forte e flexível.
É comum a coluna travar?
Sim, o travamento da coluna é uma situação comum, principalmente na parte baixa da coluna, conhecida como região lombar.
Por que a coluna trava?
Diversos fatores podem contribuir para o enriquecimento da coluna. Sobrecarregar o músculos das costas durante os exercícios ou levantar um peso de forma inadequada, são um dos fatores que fazem a coluna travar.
O que devo fazer nessa situação?
É muito difícil achar uma posição confortável quando isso ocorre. Se estiver em pé, procure um lugar para se sentar, coloque uma bolsa de água morna na região e tente respirar de forma lenta.
Aos poucos vai tentando movimentar as pernas e a coluna. Persistindo os sintomas por mais de 48 hs, procure um atendimento médico.
Como prevenir o travamento?
Ao acordar, faça exercícios de mobilidade para o corpo todo, inclua exercícios de caminhada na sua rotina, alimente- se bem e procure sempre se atentar a sua postura quando for pegar objetos pesados ou levantar pesos na academia.
Quando procurar a ajuda de um Fisioterapeuta?
Em casos de dor intensa ou persistência do sintomas, procure um Fisioterapeuta especializado.
A fisioterapia oferece um tratamento de forma não invasiva, focando no alívio da dor e melhora da mobilidade no primeiro momento. O tratamento personalizado após a fase inicial, inclui exercícios de fortalecimento da região lombar, dos glúteos e abdômen e orientações posturais com foco nas atividades ergonômicas do dia a dia.
Siga meu Instagram @posturasemdor para mais informações.
(*) KAMILA MARINS é Fisioterapeuta especialista em fisioterapia do trabalho pelo CBES/ Curitiba, possui formação em RPG SOUCHARD em escoliose e Pilates do básico ao avançado.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.