O mês de janeiro foi marcado pela terceira queda na taxa SELIC com o novo governo e equipe econômica.
Mas o que isso afeta em meus investimentos?
Primeiramente, o que é a famosa taxa SELIC?
É a taxa de juros básica em nossa economia. O Comitê de Política Monetária (COPOM) decide sobre qual deve ser o patamar dessa taxa, levando em consideração, entre algumas premissas, qual o comportamento da inflação e o nível de atividade em nossa economia.
A SELIC é a principal arma (política monetária) contra uma escalada generalizada dos níveis de preços (inflação). Chegamos a patamares de 10% de inflação em 12 meses, o que na prática quer dizer que uma nota de 100 reais passou a comprar o equivalente a 90 reais no período de 1 ano. Uma taxa SELIC alta serve para dar uma esfriada na economia. Pessoas e empresas consumindo menos, empresários e empresas investindo menos nos próprios negócios e em novos negócios.
Tudo bem, mas o que é a SELIC?
Basicamente, é a taxa de juros que o Tesouro Nacional paga para os investidores que emprestam o dinheiro para o Governo. Como? Comprando os títulos públicos federais.
Ok, Pedro. O que a taxa SELIC tem a ver com o meu CDB do banco XYZ?
A taxa SELIC é a principal referência para outra taxa, o famoso CDI. Sim, eles andam de mãos dadas, porém o CDI sofre um pequeno desconto em relação à SELIC.
O CDI é a taxa que os bancos utilizam para emprestar dinheiro entre si e também é a taxa de juros que eles pagam para os correntistas que emprestam dinheiro para o próprio banco. O CDB, por exemplo, é um instrumento desse. Você compra um CDB, o banco se compromete a te pagar xx% do CDI pelo tempo em que ficar com o seu dinheiro.
O CDI é utilizado como o principal parâmetro de comparação para saber se os investimentos estão indo bem ou nem tanto. Por exemplo, você possui um fundo DI que tem rendimentos de 100% do CDI. Parabéns, você tem um investimento que te paga a média do mercado.
Se você recebe menos do que isso, sinal amarelo.
E o que a queda de SELIC vai causar nos meus investimentos?
Basicamente, você vai receber menos juros. Vamos retomar o exemplo do investidor que tenha um fundo que retorna 100% CDI. No ano de 2013, em que a SELIC estava no menor patamar de sua história, esse investidor que deixou o dinheiro aplicado durante todo o ano, recebeu 8% de juros. Em comparação, ele também deixou aplicado no mesmo fundo durante todo 2016. E recebeu 14% no período.
Portanto, a queda da SELIC, mesmo que você tenha um bom investimento, na prática, vai estar recebendo menos juros.
*PEDRO HENRIQUE HATSUIA é planejador financeiro certificado CFP pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar) e Gestor do Escritório Tutors Multi Family Office em São Paulo. Possui Curso de Investment Management pela Universidade de Genebra e é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.