Precisamos ser mais generosos com a gente mesmo. Sim, mas de que forma? Nos recompensando com momentos especiais, a cada conquista alcançada.
A vida de um estudante, de modo geral, não é fácil, mesmo que alguns pensem que estudar é algo tranquilo. A verdade é que essa escolha requer renúncias, pois será sempre mais prazeroso ficar nas redes sociais, assistindo um filme, viajando, dentre outras atividades mais atrativas, do que estudar.
Enquanto concurseiro, é necessário abdicar do lazer e outras atividades sociais, para que haja bons resultados nesta jornada árdua, mas, depois dos desafios e estudos, deve haver uma recompensa.
Como funciona essa recompensa? A finalidade da recompensa nada mais é que uma premiação ou um mimo, logo após a aquisição de uma conquista. Em jogos de videogame, quando se conquista uma fase, ganha-se bônus, e a cada fase que você conquista na vida você deve ganhar pontos e recompensas.
Veja que a recompensa ou comemoração parte do pressuposto da meritocracia, uma vez que somente haverá prêmios e comemorações se você passar de fase, ou seja, cumprir as metas.
A comemoração deve ser aplicada quando se estuda para concursos, visto que, além das metas e objetivos que são árduos, nada mais justo do que ganhar brindes e comemorar quando se conquista as metas. A comemoração tem um efeito positivo no cérebro, pois isso reforça em nossa memória que, a cada meta conquistada, teremos um prêmio que nos trará prazer, foco, motivação, fazendo com que cada passo dado seja algo recompensador.
E o que seria a premiação? A premiação é tudo aquilo que envolve os seus gostos pessoais. Pode ser que você deseje sair para comer um hambúrguer delicioso, ou assistir um filme no cinema, fazer uma viagem, ou até dormir mais tarde. Perceba que a recompensa pode ser de pequena monta ou de grande valia.
É claro que isso deve ser proporcional à conquista, isto é, se a conquista é pequena (ex.: cumpriu a meta de estudos da semana), você pode se dar uma noite de lazer, quem sabe passear e assistir um filme no shopping. Já se a conquista foi uma aprovação no concurso, então você pode investir um pouco mais, quem sabe fazer uma viagem com amigos ou familiares. Em todo caso, você escolhe, dentro das suas possibilidades e méritos, quais serão os prêmios, bônus e comemorações que usufruirá.
Uma alternativa a ser implantada quando cumprir as metas é fazer um trabalho social, como ajudar alguém necessitado, fazer doação de sangue, visitar o lar dos idosos, dentre outros. É uma maneira de retribuir sua conquista ajudando o próximo. É um tipo de comemoração diferente, todavia, garanto que o efeito será positivo e emocionalmente satisfatório.
A recompensa pode ser diária, semanal e mensal, e assim sucessivamente. Defina a periodicidade desde que seja razoável para você.
Um fator bem interessante é: não defina metas e objetivos inalcançáveis, uma vez que, caso ocorra isso, haverá desânimo para o estudante. Defina metas e objetivos que te forcem a estudar, mas que seja algo razoável, possível, equilibrado e alcançável.
Se você aprender a conquistar e usufruir dos benefícios pelos resultados alcançados, isso se tornará uma boa rotina na sua vida. A nossa mente precisa de desafios para funcionar melhor. Aprenda a comemorar nas pequenas conquistas como também nos resultados mais abundantes.
(*) FRANCISNEY LIBERATO é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 23 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.
Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do site de notícias www.hnt.com.br
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.