O escritor e dramaturgo italiano Dario Fo, vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1997, morreu nesta quinta-feira (12), aos 90 anos, segundo os meios de comunicação da Itália. Fo estava internado em Milão por conta de problemas respiratórios.
Filippo Monteforte/AFP
Nascido no pequeno município de Sangiano, província de Varese, no norte da Itália, Dario Fo publicou mais de 100 textos para o teatro e inúmeros livros ao longo de sua carreira, alcançando a fama em 1969 com seu livro "Misterio Buffo", um épico sobre os oprimidos inspirada na cultura medieval. Sua última obra, lançada em setembro, tratou da figura do cientista Charles Robert Darwin.
Uma de suas obras mais conhecidas, "Morte Acidental de em Anarquista", está em cartaz no Teatro Folha, com Dan Stulbach no papel principal. A obra já contou com uma montagem brasileira em 1985, com Antônio Fagundes.
Dario Fo morreu no dia em que está prevista a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 2016. Ele havia sido casado com atriz italiana Franca Rame, que morreu em 2013.