Mayke Toscano/Hipernoticias Avenida Miguel Sutil será uma das trincheiras mais afetadas com as obras de mobilidade urbana realizadas para a Copa do Mundo de 2014 Uma empresa de engenharia especializada em gerenciamento de obras será contratada pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) na modalidade de pregão para acompanhar as intervenções de mobilidade urbana. O certame está marcado para o dia 20 de abril, às 9h, no auditório da Secopa. O edital completo pode ser acessado no site www.cuiaba2014.mt.gov.br.
O pregão presencial foi dividido em dois lotes e a vencedora deverá prestar consultoria para a execução de supervisão/gerenciamento de obras de pavimentação asfáltica e de obras de arte especial de travessia e mobilidade urbana nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
A Secopa incluiu no grupo as trincheiras Mário Andreazza, Verdão, Santa Rosa, Jurumirim, viaduto do Despraiado, trincheira e viaduto do Tijucal, viaduto da Dom Orlando Chaves e Estrada da Guarita, entre outras intervenções.
Viaduto
Além disso, dois consórcios e uma empresa foram habilitadas a participarem da concorrência pública para a construção do viaduto do Despraiado, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A sessão de abertura de habilitação foi realizada na manhã desta segunda-feira (9), na sede da Secopa.
Foram credenciados a empresa Três Irmãos Engenharia, responsável pela reforma do Pronto-Socorro de Cuiabá, o Consórcio Atracon, formado pela Atrativa e Constral, e o Consórcio Jardim Gilberti, composto pela Construtora Gilberti e Dario Jardim Engenharia e Construção, de Goiás.
A Comissão de Licitação da Secopa já iniciou a análise da documentação entregue pelas participantes e deverá publicar nos próximos dias o resultado da habilitação e a data para abertura das propostas comerciais. Após a divulgação no Diário Oficial do Estado, o prazo recursal é de cinco dias.
A empresa vencedora edificará um viaduto de 325 metros na região do Despraiado e realizará adequações viárias na entrada da Av. Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 Km. A obra está estimada em cerca de R$ 19 milhões.
O contrato de gerenciamento visa propiciar à Administração Pública uma condução técnica especializada dos grandes e complexos empreendimentos de engenharia, que exigem tecnologia especial e diversificada para sua realização.