Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 16h:40

Tamanho do texto A - A+

Com um caso em VG, prefeita intensificará combate à pandemia

Por: WELLYNGTON SOUZA

Com um caso confirmado de coronavírus em Várzea Grande, a prefeita do município Lucimar Campos (DEM), declarou nesta terça-feira (24), que intensificará as medidas de prevenção ao combate à pandemia do vírus. Fora esse, Mato Grosso tem outros seis casos confirmados da doença, cinco em Cuiabá e um em Nova Monte Verde.

Alan Cosme/HiperNoticias

lucimar campos

 

“Daqui para frente vamos unificar nossas ações para que possam serem melhores trabalhadas e fazer com que a população tenha muito mais condições e resguardo para não contrair o vírus”, disse a prefeita.

A chefe do Executivo municipal se reuniu com o governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, no Palácio Paiaguás, onde ficou definido um plano de ação em conjunto.

A gestora ponderou que 60% dos atendimentos em saúde de Várzea Grande são de pessoas do interior do estado e esse apoio do governo e a Capital poderá auxiliar ainda mais no atendimento aos casos de Covid-19.

"Cuiabá tem seu planejamento, nós temos o nosso, mas o momento é de união das ações. Só assim conseguiremos planejar melhor, atender melhor e enfrentar esta pandemia, que assola o mundo", destacou a prefeita.

“Dentro de uma população de 3 milhões de habitantes em Mato Grosso nós temos somente sete casos de coronavírus. Acredito que com essa soma de esforços e a unificação podemos trabalhar muito mais no estado”, completou a democrata.

O governador declarou que a ideia é articular um atendimento exclusivo ao combate do coronavírus na região metropolitana. "Discutimos como integrar a rede de atendimento destes municípios a um planejamento estadual, cada município já tem um planejamento. Dessa forma  podemos articular um atendimento exclusivo aos pacientes acometidos pelo  coronavírus, e acima de tudo podendo,  atender todos os municípios que compõem a baixada cuiabana e parte do estado", concluiu. 

Medidas de prevenção

Lucimar destacou as medidas adotadas com a edição do novo decreto emergencial, reafirmando outros compromissos da gestão municipal como de utilizar poder de polícia para coibir eventuais desrespeitos as decisões de não aglomeração de pessoas e de funcionamento de comércios.

“Agora é momento de melhorar o atendimento da rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento dos possíveis casos. E para isso também temos que estabelecer regras, trabalhar integrados com Cuiabá e o Estado de Mato Grosso. Várzea Grande tem uma equipe preparada, porém e necessário neste momento integrar e fortalecer, para evitar mortes no Estado”, ressaltou.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei