O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), enviou memorando ao secretário de Gestão de Pessoas do Legislativo, Domingo Sávio Boabaid Pereira, solicitando a exoneração do ex-deputado estadual lotado como assessor parlamentar da presidência, José Joaquim de Souza Filho, conhecido como "Baiano Filho", após agredir a esposa. O caso de violência foi registrado neste domingo (27) e, em menos de 24 horas, Botelho repudiou o ato com a demissão do ex-parlamentar.
LEIA MAIS: Ex-deputado é detido ao agredir esposa dentro de veículo em Confresa; veja vídeo
"A ação do ex-deputado vem totalmente em desencontro com a política de enfrentamento de violência contra a mulher defendida e realizada pelo parlamento estadual. Na Assembleia, lutamos para o fim da violência contra a mulher. Acredito que juntos consigamos colocar fim no machismo endêmico e outras formas de preconceitos que assolam a sociedade atual e vem tirando vidas em Mato Grosso”, afirmou presidente da Assembleia em nota.
AÇÕES PELO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCOA
Nesta segunda-feira, a AL reitera o comprometimento com a pauta de enfrentamento a violência contra a mulher por meio de audiência pública, realizada às 14h, no auditório Deputado Milton Figueiredo. A discussão foi solicitada pela deputada Sheila Klener (PSDB) e o vereador por Cuiabá, Fellipe Corrêa (Cidadania).
Neste mesmo dia, às 15h, a Assembleia promove a primeira reunião do "Grupo de Estudo e Atuação de Combate à Violência contra a Mulher". A iniciativa é da Procuradoria do Legislativo. Entre os participantes estão a procuradora da Assembleia Francielly Claudino; o prodcurador-geral de Justiça do Estado, Deosdete Cruz Júnior; a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJMT), Maria Luziane Ribeiro de Castro; o secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto de Camargo; o comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Correa Mendes, e a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
PROJETOS DE LEI
Na sessão ordinária de 16 de agosto, o deputado Botelho também apresentou um requerimento solicitando mais atenção e empenhos dos parlamentares federais, para elaboração de projetos de leis com sanções mais severas no combate à violência contra as mulheres, em quaisquer ambientes, para que os agressores sejam devidamente punidos.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.