Sexta-Feira, 22 de Maio de 2020, 16h:45

Tamanho do texto A - A+

Em meio à pandemia, pessoas se aglomeram em frente à PCE para entregarem cobertores a detentos

Por: LUIS VINICIUS

Aproximadamente 500 familiares de detentos, se aglomeram em frente à Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, para entregarem blusas de frio e cobertores aos presidiários da unidade. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que orientou os visitantes sobre a importância do distanciamento e marcou um “X” para que os parentes ficassem posicionados corretamente e evitassem a aglomeração.

lotacao.jpg

 

As entregas, segundo a assessoria de imprensa da pasta, foram iniciadas na quinta-feira (21), sendo estendidas até esta sexta-feira (22), até às 18 horas. Os familiares podem levar uma peça para cada detento. Isso acontece devido a previsão de baixa na temperatura no sábado (23) e domingo (24).

Porém, os parentes reclamam da falta de organização por parte da direção da penitenciária. Ao HNT/HiperNotícias, uma mulher, que não teve o nome revelado, afirmou que todos os familiares foram concentrados em uma só parte da penitenciária.

“Eles (a direção) colocaram um papel no portão da unidade, às 11 horas de quinta-feira (21), informando que seria iniciada a entrega dos cobertores. Depois disso, encheu de pessoas para fazer a entrega, sem nenhuma organização foi se aglomerando. Quando foi 16h30 eles trancaram o portão na nossa cara e disse que só seria retomado na sexta-feira”.

“Em outras vezes, eles (a diretoria) faziam a entrega em dividida por raios. Agora, é todo mundo junto. Um absurdo, em plena época de pandemia do coronavírus. Além disso, os familiares têm até as 18 horas para fazer entrega. Caso não consigo, o seu ente que está preso passará frio”, disse a familiar.

Outro lado

Em nota, a assessoria da imprensa da Sesp explicou que avisou os familiares, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Defensoria Pública sobre as entregas.

Além disso, a pasta informou que os materiais entregues aos detentos foram desinfetados e entregues nesta sexta. Os que entrarem na penitenciária no dia 22 serão levados ao detentos no sábado (23).

Veja a nota na íntegra

A direção da PCE avisou as famílias, OAB/MT e a Defensoria para a entrega de um cobertor e uma blusa de frio, nos dias 21 e 22 de maio.

O material entregue ontem já foi desinfetado com álcool gel e entregue ao reeducando nesta sexta-feira (22.05). Quem entregou hoje, o recuperando deve receber amanhã após o procedimento para evitar qualquer tipo de contaminação.

Na ocasião da entrega, também foram tomadas as medidas preventivas, como distanciamento e uso de máscaras. As orientações foram repassadas a todos os familiares presentes, inclusive com a marcação de um X no chão, para evitar aglomeração.

 

Veja o vídeo

 

Avalie esta matéria: Gostei +3 | Não gostei - 1