As exportações da quarta maior economia da Ásia caíram 5,2% nos primeiros 20 dias de abril deste ano em comparação ao mesmo período no ano anterior, de acordo com dados da alfândega da Coreia do Sul divulgados nesta segunda-feira, antes dos números completos do comércio mensal, que serão divulgados na próxima semana. As importações despencaram 12%, levando a um déficit comercial, mostraram os números preliminares.
Os primeiros indicadores da Coreia do Sul, sinalizando a saúde do comércio global, sugerem que as tarifas americanas estão começando a prejudicar o comércio internacional, com seu impacto agora sentido no país e em outros lugares, afirmou Min Joo Kang, economista sênior do banco holandês ING, em nota. "Avaliamos que a guerra tarifária entre Estados Unidos e China está afetando negativamente as tendências de exportação da Ásia em geral", disse Kang.
Enquanto as exportações sul-coreanas para a Europa continuaram a crescer nas primeiras semanas de abril, as exportações para os Estados Unidos e a China diminuíram.
De acordo com os dados, as exportações sul-coreanas de carros e autopeças entre 1 e 20 de abril caíram 6,5% e 1,7%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Trump impôs tarifas sobre veículos importados desde o início de abril. Ainda, os embarques de semicondutores mantiveram seu crescimento, mas os de petroquímicos caíram.
O Ministro das Finanças, Choi Sang-mok, e o Ministro do Comércio, Ahn Duk-geun, se reunirão com o Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o Representante Comercial, Jamieson Greer, na quinta-feira para buscar uma solução mutuamente benéfica para a questão tarifária, informou o Ministério do Comércio da Coreia do Sul nesta segunda-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.
(Com Agência Estado)
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.