Enquanto escrevia e pesquisava sobre outros assuntos, a historiadora Simone Dias descobriu algo que pode colocar Mato Grosso como a derradeira passagem do nazista Adolf Hitler. De acordo com o livro publicado por ela, o município de Nossa Senhora do Livramento pode ter sido a cidade em que o ditador alemão morreu.
“É de verdade um livro onde os leitores têm a chance de pesquisar a história da fase final da vida de um homem que é conhecido mundialmente. Pesquisei, demorei dois anos pra acreditar na história e agora entrei de cabeça. Eu acredito e sei que o homem em questão é o Hitler enterrado em Livramento”, disse a historiadora.
Simone Dias é moradora da região da Mata Fria, em Chapada dos Guimarães, local conhecido como Casa do Mel, onde há mais de 20 anos é um dos pontos mais visitados da Rodovia Emanuel Pinheiro. O mel vendido lá vem da cidade de Poconé, cidade distante 100km de Cuiabá, onde no meio do caminho se passa por Livramento, local onde a historiadora conhece bem.
|
Tudo começou em 2007, quando a caminho de Poconé, alguém que a historiadora não diz o nome, soprou em seu ouvido que na década de 80 um alemão velho morou na cidade e que ele seria o militar político Adolf Hitler. “Fiquei dois anos pra acreditar na história, mas comecei a conectar as peças que eu tinha em mãos e comecei as buscas”, revelou.
Chegando a Livramento, Simone descobriu que Hitler supostamente era chamado de Adolf Leipzig, sobrenome que lembrava o nome da cidade de Sebastian Bach, músico que Hitler era muito fã. “Minhas dúvidas começavam a se desfazer e eu então decidi entrar de cabeça e comecei a pedir informação na cidade. Lá é pequeno, quem conhece Livramento sabe que todos sabem da vida de todos. Então descobri onde o ‘alemão velho’ morava e com ele vivia”.
Crendo que o suposto alemão seria Hitler, Simone descobriu que ele trabalhava de agricultor e em um certo dia, pelo idos de 1986, se acidentou e quebrou a perna em uma queda do trator. “Ele precisou de ajuda médica e veio para Cuiabá, onde foi atendido na Santa Casa. Lá ele se deparou com uma irmã de caridade que era polonesa, que ao perceber a presença de Hitler naquele lugar, gritou que ele jamais ia ser atendido ali, porque se tratava de um matador odiado pelo mundo. O acompanhante do alemão pediu pra a irmã se calar e que ele estava ali como paciente e eles tinham ordem do Papa para que ele fosse atendido”, afirma historiadora em um trecho do livro.
Na publicação aparece a imagem dos documentos que ela buscou nos arquivos da Santa Casa que comprova o atendimento ao Adolfo Leipzig. Segundo Simone, naquele dia, ele passou por uma cirurgia e teve que colocar um espiral na perna.
|
Mas o que Hitler estaria fazendo em Mato Grosso, quando alguns relatos dizem que ele morreu após ser exilado para a Argentina? A historiadora responde. “Ele veio a Mato Grosso porque ficou sabendo, através de um mapa dado pelo papa Pio, que ele iria encontrar ouro. Ele conseguiu encontrar a tal mina, mas não desvendou o enigma para entrar e voltou sem êxito para Livramento, onde ficou com uma mulher morena até o fim dos anos 80 quando morreu e lá mesmo foi enterrado."
Depois de vir a Cuiabá colher algumas informações, a historiadora voltou à Nossa Senhora do Livramento e decidiu perguntar para o coveiro da cidade sobre informações do túmulo onde Hitler, até então alemão velho, estaria enterrado.
“Cidade pequena o coveiro sabe de tudo (risos). Dei um dinheiro pro rapaz e ele ligou pro pai dele que era o antigo coveiro de Livramento e fomos ao Cemitério junto com um médico legista da UFMT que me ajudou. Quando encontramos o túmulo, eu fui direto aos pedaços dos ossos e encontrei o espiral na perna operado que ele tinha acidentado em 1986. Trouxe tudo comigo, roupa, pedaços de ossos que estão sendo estudados e um pedaço de renda, que é uma tradição dos alemães ao ser enterrado”, disse a historiadora que tem todos os objetos, inclusive uma arma que foi utilizada pelo alemão velho antes de seu falecimento.
|
Outros detalhes da presença de Hitler no Brasil, com passagens pelo Paraná, Rio Grande do Sul e Nobres, estão disponíveis no livro. Em sua dedicatória a historiadora usa os dizeres: “Uma história para se pesquisar”. Mas engana-se quem acredita que todo o esforço da historiadora é para conquistar fama ou fortuna.
"Se eu conseguir comprovar através de exames com os ossos, que eu tenho guardado, que o tal alemão velho era mesmo o Hitler, com certeza nosso estado será lembrado mundialmente como o local que morreu o chefe dos nazistas. Uma pessoa sem rumo que simplesmente desapareceu. Não quero nada além do reconhecimento do nosso estado”, revela Simone Dias.
Simone Dias já começou a escrever a segunda edição, e nem por um punhado de moedas, como ela mesmo diz, não revela o fator primórdio do livro. “Por enquanto o que posso adiantar é que nesse livro vou relatar o resultado do exame do DNA. Eu vou à Alemanha, onde já contatei pessoas que irão me ajudar com isso. A segunda parte será mais encantadora que a primeira, onde afirmo 99% que o alemão velho que passou por Livramento é Adolf Hitler”, finalizou a historiadora. Ela viaja no mês de março à Europa onde deve entregar os ossos para estudo.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.
Francisco souza 16/01/2022
voce terminou sua pesquisa? conseguiu fazer o DNA do corpo? Nao procurou ajuda com os grupos atuais que pesquisam sobre a possibilidade de Hitler ter fugido para a Argentina? (veja na History o programa CAÇANDO HUTLER) Quais as suas conclusoes finais?
ANDERSON HINTERLANG 16/07/2019
HISTÓRIA PRA LÁ DE FANTASIOSA ESSE SENHOR CHAMA-SE ADOLF LÄPPING, ALEMÃO SIM, PORÉM UNS 20 ANOS MAIS NOVO QUE HITLER, VEIO MUITO JOVEM AO BRASIL NA METADE DOS ANOS 20 , FOI CRIADO AQUI, EM UMA CIDADE DO PARANÁ COM NOME DE WENCESLAU BRAZ. ESSA SENHORA É UMA DEMENTE E OPORTUNISTA, DEVERIA SER PRESA PELO QUE FEZ, PERTURBANDO A PAZ DE MEU TIO AVÔ, IRMÃO DE MINHA AVÓ MARIA LÄPPING HINTERLANG. MATERAL GENÉTICO PARA PESQUISA TEM AOS MONTES EM WENCESLAU BRAZ E EM SANTO ANTONIO DA PLATINA, PARANÁ.
Sergio 25/03/2016
Estou muito interssado nessa história, se ele veio a procura de minas de ouro estava no lugar certo, Poconé e Livramento na década de 80 produziu muito ouro e tambén te muita gente estranha na região, eu mesmo presenciei.
GABRIELA 14/02/2016
bm, na verdade ela pode estar errado eu acho isso loucura tudo bm q varias pessoas vieram pra mt mais acho não muito possivel isso até pq ele não gostava de negros como ele iria casar-se com uma mulher negra? acho q esta mulher esta pirada ele esta sofrendo um processo pois dezenterou ossos, e isso é proibido no noss pais mais claro sem autorizacão
Wilson Santos 05/08/2014
Senhor Lauro Portela, digo-lhe que vossa senhoria está enganado em sua avaliação. As pessoas citadas prestaram e prestam grandes serviços a MT, eu mesmo sou professor de historia. Não vejo mal em alguem que tem o dom de escrever e gosta disso, escrever sobre história, como é o caso de Moisés, João Carlos e tantos outros por aí. tem que respeitar essas pessoas. Porque que tem que ter diploma em história para escrever sobre história? tem cada porcaria que historiador formado escreve, que dá dó. portanto, ponha seeu rabinho no meio das pernas e não fale bobagem, pois vc certamente é um desses frustrados que está se escondendo atrás de um pseudonimo, quando não tem peito e nem coragem prá se manifestar. até nunca.
João 31/07/2014
Duvido muito,pois em 1986,Hitler teria aproximadamente 97 anos,acho MT dificil um senhor com tal idade sobreviver a uma queda de um trator e uma cirugia,como a própria matéria diz ele morreu no fim dos anos 80 quando ele já tinha aproximadamente 100 anos
FABIO SENA 26/02/2014
até que se prove ao contrario tudo e possível. A historia esquece de falar que antes da segunda guerra nossos governantes tinham muita simpatia pelo modelo ( nazismo ) . HÁ ESQUECI VOCÊS ESTÃO EUFÓRICOS PELA COPA NO BRASIL ... lembra minha frase no começo? No que vocês acreditam ? HÁ NAS OLIMPÍADAS ! lembra da minha frase no começo ?
Alexandre dos santos dias 20/02/2014
Onde ele morreu nao importa, O que importa e que ele esta morto!!!
Albert 26/01/2014
Acho muito interessante a pesquisa, mas fazê-la somente por tentar colocar Mato Grosso no mapa por meio de um ditador escrupuloso que matou milhares de pessoas por motivos insanos, desculpe-me mas não é por motivos como esse que pesquisadores devem procurar o saber. Simplesmente ufanismo patético.
Sebastião Fontana 26/01/2014
Vai fazer alguma coisa mais útil Simone.... Rachar uma lenha por exemplo...kkkkkk
Henrique Mourão 23/01/2014
Parabéns Simone Dias. Quem pode Questionar se isso realmente não aconteceu? Os alemães simularam suas próprias mortes para fugirem ou não serem capturados pelos aliados. Nunca devemos duvidar de algumas evidências. Simone continue sua pesquisa interessante.
José Bonifácio 22/01/2014
Acho que esta senhora passou pelo Uruguai. E "viajando" teve esse espetacular sonho!
joão 21/01/2014
isso é tudo mentira ele vivia aqui em nova monte verde extremo norte de MT dava tiros de canhão no meio da avenida tem os buracos aqui nas ruas até hoje.kkkkkkkkkkkkk
juliano 21/01/2014
Todos sabem q Hitler era austriaco,o texto fala que ele era ditador alemao,pois era a Alemanga q ele governava,nao a Austria.
Hércules 21/01/2014
Essa pesquisa é realmente séria!!! tanto que sugiro que algum historiador também pesquise uma informação que sopraram no meu ouvido em Varginha: Tiradentes não morreu na forca. No lugar dele enforcaram um pobre de um ex escravo e morador de rua. Tiradentes morreu com 103 anos, em Santo Antonio do Leverger, engagado com uma espinha de pacu peva e está enterrado no cemitério de Mimoso.
Carolina 21/01/2014
o pior de tudo pra mim, é ela achar que isso é bonito! que o estado/cidade vai ganhar uma boa fama com isso! quanta burrice!!! ah e ele era austríaco, nao alemao.
Elvio 21/01/2014
Hitler pela história qdo era cabo do exercito na 1ª Guerra se machucou com 1 tiro na perna.Também pesquisei 3 anos antes da históriadora e não tive coragem de prosseguir.Parabens por vossa coragem ,pelas fortes evidencias na região da colonização alemã e outros fatos e história de pessoas q o conheceram sem saber de quem se tratava 99% de chances de ser.Boa sorte sra Simoni
Sebastian bach 20/01/2014
Ele curtia skid row
Pedro Busse 20/01/2014
Hitler nasceu 20 de abril de 1889 ,e segunda a tal historiadora sobreviveu a uma cirurgia ortopédica com 97 anos ,meio ,completamente improvável ,o velho alemão nunca seria hitler ,poderia até ser um nazista fugitivo,mas pelo cronologia nunca Hither !!!
João 20/01/2014
O que mais me impressionou nessa matéria não é nem a falta de dados concretos para uma afirmação dessas, mas o fato da mulher declarar que violou túmulo e o repórter nem questioná-la a respeito de tal ato. Que coisa maluca. Daqui uns dias todo mundo vai sair por aí violando túmulos procurando pessoas famosas! É pra acabar mesmo hein!
Pedro Aparecido de Souza 20/01/2014
Elvis Presley viveu 11 anos em Chapada e está enterrado em Cuiabá. No cemitério do Porto. Foi casado em Chapada com uma moça loira. Morreu há três anos de forma anônima e sem as costeletas. Um morador de Chapada tem a guitarra dele que ele deixou de presente. Só rindo...
Eddie 20/01/2014
Todo mundo fala, que essa senhora é louca. Acho que tudo que é tipo de pesquisa é válido afinal estamos lidando com história. Ela tem de ser esmiuçada de forma que um monstro dessa natureza seja descoberto. Pois a suspeita que ele tenha sido encoberto pelos Estados Unidos e o próprio Vaticano em sua fuga. Quem prova que o corpo encontrado na Chancelaria era do monstro, alguém falou em exames de DNA no corpo da Chancelaria? Olhem o que a CIA,FBI e o governo Norte Americano tem feito em termos de espionagem virtual isso basta para procurar a verdade. Mesmo que seja uma alucinação. E não esqueçam o que o Mosad tem feito pelo mundo impune também. Não sou Nazista nem anti-semita é só alguém a procura da verdade.
karl marx 20/01/2014
Isso que dá fumar erva estragada !!
Fofamt 19/01/2014
Sem comentários...... :(
Dimitri Zhkarovitch 19/01/2014
Eva Braun passou por aqui em Alagoas
Marino 19/01/2014
Sim é verdade. Eu pesquei com ele no rio Cuiabá. Ele adorava fincar o anzol no olho da minhoca...
Thiro 19/01/2014
Alguém aqui já ouviu falar em sátira? Pois é. |Passar e passem bem viu.,, Amo essa humanidade naturalmente louca Talvez possa vir a calhar:
Lauro Portela 19/01/2014
Ela é historiadora? Fala sério, pois historiador é quem cursa uma faculdade de HISTÓRIA (bacharelado). Neste país qualquer um que escreve um livro sobre passado contando "causos" vira historiador. Por isso que os jornalistas chamam de historiador Wilson Santos, Moisés Martins, Rubens de Mendonça, Aníbal Alencastro, João Carlos Vicente Ferreira. Qual documento ela tem? Essa coisa de alguém soprar no ouvido dela é método de jornalista não de Historiador. Historiador trabalha com críticas interna e externa de documentos (fontes) e técnicas de história oral.
Anderson Roszik 19/01/2014
Adolf Hitler nasceu em 1883. Se, em 1986, ele dirigia um trator(!!!) em no calor ameno de MT(!!!!!!!!!!!!!!) , esse merece o Nobel do rejuvenescimento. So eine verrueckte Dame...sie spinnt!
Renato 19/01/2014
Deveria ter colhido prova acompanhada de pessoas creditadas e tambem pedir na justiça pra 'violar' o túmulo... :S
Anonimo 19/01/2014
Bem, conhecendo a Operação Odessa , pode ser que realmente tenha sido um membro do exercito nazista, mas , não creio que seja Adolf Hitler, os próprios relatos de oficiais mais próximos dizem que ele estava "Insano e muito debilitado", fora que já apresentava sinais claros de Parkinson , fora que era extremamente orgulhoso (o que reforça ainda mais seu suicídio na Chancelaria), e extremamente racista (Ele se casou em 1945, não creio que teria se separado de Eva). Outro fato que não se encaixa é a data do ocorrido, Hitler tinha 56 anos em 1945 , então quando ele caiu do trator tinha 97 anos , para uma pessoa sem grande preparo físico (a disposição que ele tinha vinha de anfetaminas), com Parkinson não conseguiria entrar em um trator. Hitler eram fã de Wagner, e não de Bach, motivo, Wagner era anti-semita, tanto que seu maior plano de sustentação do governo (o Walküre, que ficou famoso devido ao plano fracassado de tentar tirar a Alemanha de seu poder), foi inspirado em uma de suas obras, "Die Walküre". Ainda está difícil de se acreditar na história, pode ser que só esteja falando de um simples camponês (de origem alemã ou quem sabe , Polonesa), vamos ver o desenrolar da história. (ou estória ?)
elenize 19/01/2014
Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. A primeira vez que ouvi os relatos achei difícil o tal alemão velho ser Adolfo Hitler. Hoje porém conhecendo melhor os fatos acredito ser possível. Parabenizo a historiadora pela pesquisa na tentativa de elucidar esse enigma
Rafael 19/01/2014
Hitler era Austríaco e não Alemão!
Confúcio 19/01/2014
Marcos: relaxe, todo mundo sabe que Napoleão Bonaparte também passou seus últimos dias em Livramento e que Elvis Presley lá vive em uma choupana no meio da mata ...
Rogerio 19/01/2014
Dorgas rairaiiraiarairia
WOLLEN ERSCHEINT 19/01/2014
A VONTADE DE SE PROMOVER É LATENTE E QUE GLORIA MATO GROSSO TERIA EM ACOLHER UM CRIMINOSO E AINDA OS DIZERES "DEI UM DINHEIRO PARA O RAPAZ LIGAR PARA O COVEIRO" FATO TIPICO DE BRASILEIRO... SÓ FALTOU DIZER QUE ELE FOI VEREADOR DE CUIABA TBM...... O NOME ESTA EM ALEMÃO, É SÓ TRADUZIR PARA O PORTUGUES.
Angelo 19/01/2014
"Trouxe tudo comigo, roupa, pedaços de ossos que estão sendo estudados e um pedaço de renda, que é uma tradição dos alemães ao ser enterrado"? Isso é uma declaração de violação de túmulo? Engraçada essa matéria !!! E que rigor historiográfico: "Tudo começou em 2007, quando a caminho de Poconé, alguém que a historiadora não diz o nome, soprou em seu ouvido ... " Que tipo de fonte é essa ?
Pilar Garcia 19/01/2014
História inconsistente que não resiste à minima e superficial verificação. Não entendo como o site deu espaço para este delirio. Esta senhora demonstra sua admiração pelo crápula e diz buscar reconhecimento do Estado por ser, supostamente, a ultima morada do infeliz... Sua insanidade fica flagrante por considerar como positivo algo que seria razão para grande vergonha.
marcos 18/01/2014
Quanta imaginacao. Ha provas e evidencias de que o corpo desse nazizta foi encontrado morto ao lado da esposa. Qual foi a editora que publicou essa fantasia.
marcos 18/01/2014
Qual erva será que essa aí fumou?
40 comentários