Formato genuinamente brasileiro, o restaurante a quilo é o protagonista do concurso “O Quilo é Nosso”, que irá eleger o melhor restaurante a quilo do país. Cinco restaurantes de Mato Grosso entraram na disputa e criaram pratos especiais para levar o sabor do nosso estado para o evento, que vem se tornando cada vez mais tradicional no calendário dos restaurantes e dos consumidores, que podem saborear as receitas. A etapa regional, com voto popular, acontece de 17 a 27 de setembro.
Entre os restaurantes regionais estão o Arte da Roça, Original Restaurante, Suely Restaurante, Tempero Certo Restaurante e Restaurante Trapiche.
Com 35 anos de funcionamento, o Restaurante Trapiche, que fica na cidade turística de Chapada dos Guimarães, participa do evento pela 1ª vez. "Somos um dos poucos restaurantes a quilo aqui em Chapada e buscamos sempre cultivar a fidelidade ao cliente, mantendo o sabor da nossa culinária regional e o toque de quem ama cozinhar e ama o que faz", declara dona Leidinha Dolce, proprietária do estabelecimento. Ela acrescenta que a divulgação que o concurso gera foi outro fator que a fez participar do evento.
O Quilo é Nosso é uma celebração da diversidade e qualidade da culinária brasileira, além de ser uma oportunidade única para os restaurantes a quilo de todo o país mostrarem sua excelência gastronômica, principalmente neste ano, em que o formato de alimentação tão popular no cotidiano dos brasileiros celebra 40 anos de criação.
O Original Restaurante traz no cardápio para a competição a almôndega de pintado ao creme de banana. “Nós aproveitamos a participação no concurso para criar um prato diferente para acrescentar ao nosso buffet, instigando a criatividade dos nossos chefs. Neste ano a expectativa é maior e a torcida também para trazer o prêmio de primeiro lugar para o nosso Estado”, revela o Guilherme Almeida, proprietário do restaurante.
Para a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seccional Mato Grosso, Lorenna Bezerra, essa diversidade de cardápio deixa a competição ainda mais grandiosa. "A nossa cultura gastronômica é muito rica e isso fica claro ao vermos em uma competição restaurantes tão diferentes entre si, mas com a mesma força e vencendo os mesmos desafios", declara.
Para além de valorizar o modelo de negócio a quilo, o "O Quilo é Nosso" tem a intenção de impulsionar os empreendimentos do ramo. A competição pelo título de melhor restaurante a quilo do Brasil é dividia em três etapas classificatórias. São elas:
Etapa regional - 17 a 27 de setembro: os restaurantes são avaliados por voto popular em cinco critérios: limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do bufê e receita participante do concurso. O voto popular, mais um júri técnico local, elegem os melhores restaurantes de cada cidade/região participante.
Etapa estadual - 14 a 17 de outubro: o júri local avalia os pratos dos restaurantes eleitos na primeira etapa e escolhe o melhor em cada estado.
Grande final - 21 e 22 de novembro: um júri técnico nacional avalia o prato vencedor de cada estado e elege o grande campeão nacional.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.