Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 08h:30

Tamanho do texto A - A+

Taxa de cura atinge 60% e MT tem mais de 30 mil recuperados da Covid-19

Por: RAYNNA NICOLAS

Mato Grosso atingiu, nesta quinta-feira (30), a taxa de 60% de recuperados da Covid-19, isto é, 30.460 pessoas se curaram da doença. De acordo com os dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), os casos ativos da doença no Estado, agora representam somente 36% das 50.538 confirmações registradas. A notícia é boa, no entanto apesar da maioria das pessoas estarem curadas do coronavírus, o momento ainda é de cautela. 

Facebook

Werley Peres

O médico Werley Peres

"É a história natural da doença, a maioria das pessoas apresenta sintomas leves e, portanto, a maioria das pessoas se recuperam, mas nós não podemos ficar presos aos números, ainda temos uma grande quantidade de pessoas morrendo, precisamos pensar que, além de números, estamos falando de vidas", alertou o médico Werley Peres, ex-secretário de Saúde de Cuiabá e membro da linha de frente de combate à Covid-19. 

O médico pontuou que os números refletem uma realidade que pode ser ainda mais expressiva, segundo ele, a taxa de recuperados pode ser ainda maior.

"Eu acho que esse número de cura é ainda muito mais alto do que a gente imagina. A doença é subnotificada, começamos a pandemia testando pouco e agora temos um panorama melhor da doença, mas eu acredito que esse número seja superior a 60%", afirmou. 

Werley ainda apontou que a maioria dos casos recuperados nem chegaram a procurar as unidades de saúde, por apresentarem sintomas leves, o que reforça que a taxa de cura pode ser maior. O médico também lembrou que, com os resultados positivos na região metropolitana, o momento é de atenção em relação ao interior de Mato Grosso. 

"Eu, você, todos nós já perdemos alguém próximo. Em um universo de três milhões de habitantes, você vai conhecer alguém que faleceu pela Covid-19 e infelizmente vai continuar acontecendo, nós diminuímos o número de mortes na baixada cuiabana, mas você tem um número crescente no inteiror. Há curvas diferentes dentro do próprio Estado", frisou. 

Números da Covid-19

Na quinta-feira (30), os dados oficiais apontaram que 50.538 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso. Dessas, 1.794 não resistiram à doença. O número de internações em leitos de UTI é de 485 pacientes. 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei