Terça-Feira, 31 de Março de 2020, 08h:50

Tamanho do texto A - A+

"Se houver contaminação total, temos uma previsão de 18 mil mortes", alerta profissional da Saúde

Por: WELLYNGTON SOUZA

A gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis do Município, Flávia Guimarães, afirmou na manhã desta segunda-feira (30), que em um 'pior cenário', caso toda população de Cuiabá contraísse o Covid-19, o coronavírus, a Capital poderá ter até 18 mil mortes em decorrência do vírus.

3d93aea0eb8063c41ea313a7d40fb44f.jpg

 

Em entrevista à rádio Shekinah FM, Flávia destacou a importância de permanecer em isolamento social como forma de evitar a proliferação do vírus.

“No município nós fizemos uma projeção bem básica porque como a nossa população é toda receptiva, toda a população tem o risco de adoecer porque nunca tivemos o contato com esse vírus. Cuiabá tem 612 mil habitantes, se toda a população adoecer ao mesmo momento e colapsar o sistema de Saúde, temos uma previsão de 18 mil óbitos. Porque o óbito ele está em 3% da população”, disse.

Por outro lado, para a especialista, com as ações de isolamento domiciliar e de quarentena se cumpridas rigorosamente, a tendência é de que apenas 1% da população seja infectada pelo Covid-19.

“São números que vão se modificando de acordo com a contaminação. É relativo esse grau de letalidade. A gente sabe que o grande número de óbitos que tem acontecido esta relacionando a idoso que tem doenças crônicas e tudo isso acaba levando ao óbito. Na faixa etária deles esse porcentual chega a 10%”.

De acordo com Flávia Guimarães, o caminho para evitar no colapso na saúde é evitar disseminação pelo contato das pessoas. “Esse vírus tem uma particularidade se comparado a influenza e H1N1. Ele não fica no ar, depois que a pessoa tosse ou espira, depois ele se deposita em algum lugar e qualquer pessoa pode se contaminar. O distanciamento das pessoas e a higienização corretamente é a melhor maneira de prevenção”.

Até o momento, Mato Grosso tem 18 casos confirmados da doença, conforme dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (30).

Prefeito faz apelo

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) disse que a Capital chegou a um período crucial no combate Covid-19 e pediu a colaboração de todos neste momento. O emedebista reforçou a importância do isolamento social. "Agradeço o empenho de todos nessa luta, com um registro muito especial aos nossos profissionais de saúde. Essa guerra só venceremos juntos. Por isso reforço nosso apelo: por favor, fique em casa".

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 3



3 Comentários

Revoltado - 01/04/2020

Como assim, 18 mil? Faltou aula de matemática?

Mário - 31/03/2020

Não posso acreditar que a especialista e Gerente da GVDANTS do município de Cuiabá tenha feito as afirmações da matéria! Deve ter sido um erro de interpretação ou ela se expressou mal. Gostaria que ela esclarecesse.

Mário - 31/03/2020

Não posso acreditar que a especialista e Gerente da GVDANTS do município de Cuiabá tenha feito as afirmações da matéria! Deve ter sido um erro de interpretação ou ela se expressou mal. Gostaria que ela esclarecesse.

INíCIO
ANTERIOR
PRÓXIMA
ÚLTIMA