Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 17h:00

Tamanho do texto A - A+

MT pode ter até 70 internados por coronavírus em 2 semanas, aponta projeção

Por: KHAYO RIBEIRO

O portal The Intercept divulgou um relatório sigiloso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que aponta projeções quanto ao número de internações em decorrência do Covid-19, o coronavírus, no Brasil. Para Mato Grosso, um dos cenários apontados pelo órgão aponta até 70 internações pela doença em um intervalo de duas semanas.

Reprodução

Coronavirus

 

A publicação do The Intercept foi divulgada na noite de terça-feira (24), após as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a pandemia do coronavírus não passa de uma histeria e que os estados brasileiros deveriam tomar medidas menos incisivas no combate ao vírus.

O relatório da Abin utilizado pela reportagem é do da última terça-feira (23) e considera dois cenários hipotéticos. No primeiro, a projeção para o Brasil se baseia na curva epidêmica de países como o Irã, a Itália e a China. No segundo, é levada em conta uma projeção baseada no curso da doença na França e na Alemanha.

Primeiro cenário

Quando considerada a projeção para uma semana contada a partir da publicação do relatório, isto é, até a próxima segunda-feira (30), Mato Grosso deve ter sete leitos utilizados para casos de contágio pelo Covid-19.

O número de leitos necessário sofre uma atualização, contudo, quando consideradas duas semanas a partir da publicação do documento. Assim, no dia seis de abril, Mato Grosso, em tese, precisaria dispor de 70 leitos para casos de contágio pelo vírus.

A projeção ainda leva em consideração os casos de internação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s). Para o dia 30, o estado deve dispor de quatro leitos para este tipo de internação, enquanto que, em duas semanas, o número sobe para 35 leitos.

Orna Wachman/Pixabay

coronavirus mascara

 

Segundo cenário

No segundo cenário, que traz uma perspectiva mais positiva em relação ao primeiro, Mato Grosso pode registrar 24 casos até o dia seis de abril. Isto porque o levantamento leva em consideração as curvas de epidemia da França e da Alemanha, países que têm tomado medidas eficientes na mitigação da pandemia.

Para a próxima segunda-feira (30), segundo essa projeção, Mato Grosso deverá utilizar quatro leitos para casos de contágio pelo Covid-19. Em duas semanas, isto é, no dia seis de abril, o número deve subir para 24.

Quando considerados os casos de internação em UTI’s o balanço segue positivo em relação à primeira projeção. Assim, em uma semana, Mato Grosso deverá dispor de dois leitos e, posteriormente, em duas semanas, de 12 leitos.

Coronavírus em Mato Grosso

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso registrou na tarde de terça-feira (24) sete casos confirmados de contágio pelo Covid-19 e outras 269 ocorrências eram monitoradas pela pasta. Os dados são atualizados diariamente pela secretaria.

Do total de casos acompanhados pela SES, ainda segundo o boletim, 13 pessoas estão internadas em Mato Grosso sendo monitoradas pela pasta em virtude do vírus.

Confira a publicação do The Intercept na íntegra aqui.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 2