O monumento da Maria Taquara, que dá nome a uma das principais praças de Cuiabá, foi devolvido ao local após mais de cinco meses de “desaparecimento”. A estátua de bronze foi retirada pela prefeitura em julho deste ano e passou por uma sequência de restaurações até ser devolvida ao coração da Capital mato-grossense.
Na data de retirada da estátua, em 15 de julho, a prefeitura pontuou que o monumento seria entregue no prazo máximo de até 90 dias. “Fora de casa”, Maria Taquara passou por restauro a fim de preservar a história e cultura cuiabana que carrega em sua trouxa de roupas há quase três décadas.
O monumento, que é uma das principais referências do centro de Cuiabá, representa uma mulher negra, lavadeira e que ganhou destaque entre os anos de 1940 e 1950 por pensar à frente de seu tempo e não esconder seus posicionamentos. Um dos feitos desta personalidade, que até hoje paira no imaginário social dos cuiabanos, é o fato de ela ter sido a primeira mulher a vestir calças na Capital de Mato Grosso.
Muitos populares estranharam o sumiço da estátua em julho e a Prefeitura de Cuiabá explicou que a retirada do monumento fazia parte do pacote de reformas da praça. Além de Maria Taquara, o ponto de ônibus foi substituído por novas estruturas para a parada dos coletivos.
Criação do artista plástico Haroldo Tenuta, a estátua foi instalada na praça no ano de 1989. Contudo, a obra passou por uma restauração no ano de 2009, quando um vendaval derrubou a estrutura ao chão.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.