Sábado, 01 de Agosto de 2020, 11h:11

Tamanho do texto A - A+

Feirantes pedem abertura de barracas, mas decreto será publicado na 2ª

Por: WELLYNGTON SOUZA

Feirantes do bairro Terra Nova foram impedidos de abrir suas barracas na manhã deste sábado (1º). O presidente da Associação dos Feirantes de Cuiabá, Mário Carreira afirmou que tinha recebido autorização da Prefeitura de Cuiabá, após reunião com a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques para retomada das atividades a partir desta sexta-feira (31).

Divulgação

WhatsApp Image 2020-08-01 at 10.29.06.jpeg

 

Por outro, a Prefeitura de Cuiabá informou que um novo decreto regulamentando atividade será publicado na próxima segunda-feira (3).

“Na terça-feira (28) tivemos uma reunião com a secretária Débora Marques, integrantes da associação e coordenadores de feiras onde ela disse que estaríamos autorizados a abrir a partir de sexta, desde que seguindo todas as recomendações de segurança, mas hoje fiscais foram lá e mandaram todo mundo fechar”, disse Mário Carreira à reportagem.

O líder do movimento ressaltou que todos os feirantes estavam cumprindo com as normas de segurança, desde o uso de álcool em gel nas barracas, uso de luvas, mantendo o distanciamento social e usando fita zebrada demarcando local.

Ele diz ainda que muitos terão prejuízos, pois fizeram empréstimos para comprar mercadorias depois de quatro meses sem poder trabalhar, desde o início da pandemia que determinou o fechamento das feiras livres na Capital.

“Tem feirante que tem mercadoria perecível como frutas, verduras, legumes, que comprou para o final de semana mesmo sem condições financeiras. Tem feirantes que colheram para hoje à noite e para domingo (2), o que eles irão fazer agora com essa mercadoria, jogar fora? Fizeram um compromisso com a gente e agora não estão cumprindo”, ressalta.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Ordem Pública informou que fiscais estão indo às feiras para dialogar com os feirantes. “Eles estão sendo orientados sobre as medidas de biossegurança e informados que o Município ainda não liberou o funcionamento da atividade comercial”, diz trecho da nota.

A prefeitura ressaltou ainda que um novo decreto municipal que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Cuiabá deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira (03). No entanto, duas feiras livres no bairro Jardim Imperial e do Parque Cuiabá foram autorizadas abertura nesta sexta com horário reduzido.

Veja nota na íntegra:

“A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Ordem Pública compareceram às feiras do Jardim Imperial e do Parque Cuiabá e também estão se deslocando para outras feiras na cidade para dialogar com os feirantes. Eles estão sendo orientados sobre as medidas de biossegurança e informados que o Município ainda não liberou o funcionamento das feiras livres. No entanto, a gestão, marcada pela humanização, é solidária à situação da categoria de feirantes e trabalhadores informais e, diante disso, e pelo fatos de não ter se constatado aglomerações nos locais, excepcionalmente, as feiras irão funcionar com horário reduzido nesta sexta-feira (31), para evitar prejuízo financeiro aos feirantes, que estão adotando medidas como uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel aos clientes, entre outros cuidados. O decreto municipal que regulamenta o funcionamento das feiras livres em Cuiabá deve ser publicado em Diário Oficial na segunda-feira (03)”.

Credito: Divulgação
Credito: Divulgação
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei