A APP Serviços Médicos suspendeu, nesta terça-feira (26), o atendimento a crianças no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Em comunicado, a empresa afirmou que aguarda o pagamento de mais de R$ 3 milhões para viabilizar a retomada dos serviços. Enquanto não há resolução, está estabelecida a recusa na admissão de novos pacientes e a suspensão de todos os serviços prestados pela APP, responsável pela UTI pediátrica na unidade hospitalar.
Além da paralisação, a empresa prometeu tomar outras medidas administrativas sobre o caso, incluindo representações junto a Ministério Público, Tribunal de Contas, Controladoria da União e possíveis ações judiciais, além de já terem notificado o Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre a situação.
Em nota à imprensa, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública, responsável pela gestão do HMC, justificou que os pagamentos à APP Serviços Médicos não foram honrados por investigações em andamento relacionadas a irregularidades em processos licitatórios.
"Estas investigações, que envolvem, entre outros aspectos, a licitação para a UTI e a porta de entrada do hospital, levaram o HMC a adotar uma postura cautelar, suspendendo os pagamentos até a obtenção de um parecer oficial, com o intuito de assegurar que todos os atos estejam em conformidade com a legislação vigente", diz trecho.
A ECSP também adiantou que se reunirá com os responsáveis pela APP ainda nesta quarta-feira (27) com intuito de solucionar a celeuma e normalizar o atendimento no HMC.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
Nota à imprensa
Quanto à ameaça de paralisação de servicos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), a Empresa Cuiabana de Saúde Pública esclarece à população e aos profissionais de saúde;
A ameaça de paralisação dos serviços prestados pela empresa terceirizada APP Serviços Médicos no hospital decorre de questões administrativas e financeiras que estão sendo devidamente tratadas pelas partes envolvidas.
A suspensão de pagamentos à APP foi motivada por investigações em andamento relacionadas a irregularidades em processos licitatórios. Estas investigações, que envolvem, entre outros aspectos, a licitação para a UTI e a porta de entrada do hospital, levaram o HMC a adotar uma postura cautelar, suspendendo os pagamentos até a obtenção de um parecer oficial, com o intuito de assegurar que todos os atos estejam em conformidade com a legislação vigente.
É importante destacar que essa medida foi tomada para garantir a transparência, o zelo pela legalidade e a segurança nos processos administrativos, sem que isso afetasse a continuidade da assistência à saúde dos pacientes. O hospital segue comprometido com a qualidade dos serviços prestados à população e com a regularização de todas as pendências de forma responsável e conforme as orientações das autoridades competentes.
Em busca de uma solução rápida e eficaz para o impasse, nesta quarta-feira (27), está marcada uma reunião entre a Diretoria da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) e a empresa APP Serviços Médicos, a fim de resolver as pendências e garantir que os serviços sejam retomados sem maiores transtornos à população.
O Hospital Municipal de Cuiabá reforça seu compromisso com a saúde pública e com a legalidade, e agradece a compreensão de todos enquanto trabalha para resolver a situação de maneira transparente e eficaz.
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