O circuito das cachoeiras, que fica no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá) foi fechado temporariamente, a partir desta segunda-feira (2), para visitação e turismo em razão dos incêndios florestais que atingem e consomem a vegetação do parque. A interdição é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão nacional que administra o parque.
Apesar da fumaça, o local não foi atingido pelos incêndios, no entanto, a equipe da unidade de conservação estará em atividade no combate às chamas no interior do parque. Conforme o ICMBio, a medida visa garantir a segurança de todos os visitantes e preservar a integridade do patrimônio natural.
Não foi informado quando será feito o reestabelecimento do acesso à área, mas o órgão destacou que "assim que possível" o atrativo turístico voltará à normalidade.
“Ressaltamos a importância de que as agências, condutores e guias de turismo se atentem quanto ao presente comunicado”, diz trecho da nota.
Segundo informado, a área atingida pelo incêndio no interior do parque é de 1,5 mil hectares. Cabe destacar que, na semana passada, o ICMBio já tinha interditado o acesso ao Morro de São Jerônimo, que também fica no parque.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães informa que, em virtude de ocorrência de incêndio florestal, o Circuito das Cachoeiras estará temporariamente fechado, a partir do dia 2 de setembro, de 2024. O atrativo estará fechado por questões de segurança ao visitante e para facilitar o acesso dos brigadistas aos locais de combate. A equipe da unidade de conservação estará em atividade de combate ao incêndio florestal no interior do parque nacional. A equipe do ICMBio está atenta à situação e tomará todas as providências necessárias para minimizar os impactos e restabelecer o acesso à área assim que possível. Ressaltamos a importância de que as agências, condutores e guias de turismo se atentem quanto ao presente comunicado. Solicitamos a compreensão de todos e pedimos que fiquem atentos às atualizações que serão divulgadas através dos canais oficiais do ICMBio.
Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.
Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.
Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.