Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2020, 11h:50

Tamanho do texto A - A+

Ato em prol do Pantanal acontece no próximo domingo em Cuiabá

Por: JOYCY AMBRÓSIO

Um ato em defesa do Pantanal de Mato Grosso está sendo organizado para o próximo domingo (20), às 9h. O convite para o manifesto, que irá acontecer na Arena Pantanal, está sendo divulgado pelo Facebook. A intenção do evento é cobrar que providências sejam tomadas em relação as queimadas que atingem o bioma.  

ATO.jpg

Desde o início do ano até agora, o estado já registrou 32 mil focos de calor, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As queimadas começaram a se intensificar no Pantanal em julho e mais de 1,5 milhão de hectares do bioma já foram consumidos pelo fogo até então. Sem contar os animais que estão morrendo ou são encontrados com o estado de saúde debilitado em decorrência das chamas.  

LEIA MAIS: Mais de 1,5 milhão hectares de MT já foram consumidos por fogo

Sendo assim, o manifesto pretende chamar a atenção dos governantes e cobrar “um plano de combate eficiente a estes incêndios e que o Patrimônio Ambiental e a População Local sejam protegidos”.

Por outro lado, o Governo de Mato Grosso afirma estar planejando e atuando nos serviços que desrespeitam a prevenção e controle das queimadas desde março. Atualmente cerca de 2500 profissionais estariam envolvidos no enfrentamento aos focos de calor. 

Na quarta-feira (16) foi homologado pelo Governo Federal o decreto de estado de calamidade em Mato Grosso, devido aos incêndios florestais registrados na região.

LEIA MAIS: Bolsonaro homologa decreto de calamidade em MT 

Com isso, o Estado pode adotar medidas que permitem ações de reforço na prevenção e combate aos focos de calor, bem como a manutenção de serviços públicos nas áreas afetadas pelas chamas.

Além disso, em visita a Mato Grosso no mesmo dia em que o decreto foi homologado, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, garantiu um aporte financeiro de R$ 10,1 milhões para que o Governo do Estado aplique ao enfrentamento às queimadas que atingem o Pantanal.  

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei







Mais Comentadas