Em nota, a Enel não informa se pagará a multa, mas diz que possui compromisso com os clientes e que vai seguir "investindo para minimizar o impacto no serviço frente ao avanço dos eventos climáticos".
Sobre as chuvas de outubro, que motivaram a autuação por parte do Procon-SP, a empresa alegou que o vendaval do último dia 11 "foi o mais forte registrado na Região Metropolitana nos últimos 30 anos", e que, dos mais de 3 milhões de afetados com o apagão, 1 milhão de consumidores tiveram o retorno da energia na mesma noite.
"A companhia precisou reconstruir trechos inteiros da rede elétrica e restabeleceu a energia gradativamente para todos os clientes afetados em menos de 6 dias", disse a companhia, no comunicado.
Terceira penalização
De acordo com o Procon-SP, esta é a terceira penalização recebida pela Enel dentro do espaço de um ano, todas pelo motivo de má prestação de serviços em ocorrências de outros apagões.
A primeira multa, no valor de R$ 12,7 milhões, foi aplicada por conta do apagão de novembro do ano passado. Na época, mais de 2,1 milhões de pessoas foram afetadas, e milhares de consumidores também ficaram sem energia elétrica por dias.
A segunda autuação, também de R$ 12,7 milhões, diz respeito ao apagão registrado em março na capital. O problema interrompeu o serviço de distribuição de energia para comerciantes e moradores da região central da cidade e a companhia levou dias para restabelecer a luz para todos os afetados.
"Já os prazos para recurso da segunda autuação, feita no primeiro trimestre deste ano (apagão de março), também de R$ 12,7 milhões, ainda se encontram vigentes", informou o Procon-SP, em nota.
(Com Agência Estado)
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