Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,70
euro R$ 6,17
libra R$ 6,17

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,70
euro R$ 6,17
libra R$ 6,17

Brasil Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 16:30 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 16h:30 - A | A

Conheça sistema de ejeção que salvou piloto após avião da FAB cair no Rio Grande do Norte

CONTEÚDO ESTADÃO
da Redação

Pouco antes da queda do caça da Força Aérea Brasileira (FAB) próximo à Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte, o piloto direcionou a aeronave, um F-5M, para uma área inabitada, acionou o sistema de ejeção e conseguiu abandonar o avião em segurança. O acidente ocorreu no início da tarde desta terça-feira, 22.

O sistema de ejeção é simples e rápido, de acordo com especialistas ouvidos pelo Estadão. "O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo", diz o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo).

Essa energia pode ser criada de duas formas:

- No sistema explosivo, o piloto aciona um compartilhamento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima - a cadeira é fixa em um trilho vertical.

- No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.

Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas - explosivo e balístico - para garantir a segurança da ejeção, explica Gama. "A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo", explica.

Existe outro dispositivo que facilita a "fuga" do piloto. A cadeira possui duas hastes (ou chifres) no encosto que são capazes de quebrar a redoma de proteção da aeronave - se ela não se abrir automaticamente.

Fora da aeronave, quando ainda está no ar, o piloto é protegido por um sistema com três paraquedas. O primeiro é acionado automaticamente. "Já fora da aeronave é acionado o paraquedas e o piloto é também separado do assento", diz o especialista Roberto Peterka.

O piloto do F-5M foi resgatado por uma equipe de salvamento da própria FAB. O avião caiu em uma área de mata próxima a condomínios residenciais de Parnamirim.

O militar foi levado ao Hospital da Base Aérea de Natal para exames complementares. Antes da queda, a aeronave foi gravada por populares pegando fogo na parte traseira. Outros aviões foram vistos em treinamento na região.

O acidente será investigado pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos (Cenipa) com o objetivo de identificar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente e evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.

(Com Agência Estado)

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER ; INSTAGRAM  e FACEBOOK e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros