Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020, 16h:02

Tamanho do texto A - A+

Medeiros tenta reverter convite de Maia a youtuber Felipe Neto

Por: WELLYNGTON SOUZA

O deputado federal por Mato Grosso José Medeiros (Podemos) encaminhou um requerimento ao presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM) para que seja desfeito o convite ao youtuber e influencer digital, Felipe Neto, para discutir o Projeto de Lei PL 2.630/2020 que aborda as fake news.

Assessoria

jose medeiros

 

De acordo com Medeiros, há uma série de motivos para a apresentação do requerimento, entre eles, o fato do youtuber já ter sido condenado por propagar notícias falsas. 

“Em resumo, fiz um requerimento simbólico para me posicionar em nome dos deputados que acham que o Felipe Neto não tem estatura e nem legitimidade para debater o assunto no parlamento”, disse ao HNT/Hipernotícias.

“Não é a pessoa, mas sim o que ele [Felipe Neto] apresenta como conteúdo. Por outro lado eu entendo porque Maia chamou ele, nessa polarização nas redes sociais ele virou símbolo da maior surra que alguém já levou de 'hastag' ficando nos assuntos mais comentados do Twitter um tempão. Mas o que está feito, está feito. Me posicionei e estou com minha consciência tranquila”, ressalta.

Medeiros é vice-líder do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso e conta com o apoio de outros colegas bolsonaristas para que o requerimento seja aceito. Nesta quarta-feira (5), a deputada federal Carla Zambelli (PSL) declarou apoio ao documento por meio de uma publicação no Twitter.

"Assinado o requerimento do deputado José Medeiros solicitando ao presidente da Câmara que recue do convite a Felipe Neto pelo desapreço que ele tem ao Parlamento e pela falta de legitimidade para falar sobre o tema, visto ser ele condenado por fake news", escreveu sugerindo que demais parlamentares apoiem a causa.

O convite de Maia ao youtuber foi feito no último dia 1º também pela mesma rede social.  "A covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito (...) Te convido para uma reunião para discutir e melhorar o Projeto de Lei que está na Câmara", publicou. No mesmo dia, Felipe Neto respondeu Maia. “Convite aceito, Rodrigo. Vamos conversar! Muito obrigado pelo apoio", respondeu.

LEIA MAIS: Felipe Neto aceita convite de Rodrigo Maia para discutir PL das fake news

 

Sobre o projeto

O Senado aprovou em 30 de junho, em sessão deliberativa remota, o projeto de lei de combate às fake news. O PL cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, com normas para as redes sociais e serviços de mensagem como WhatsApp e Telegram. A intenção é evitar notícias falsas que possam causar danos individuais ou coletivos e à democracia. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Credito: Divulgação
Credito: Divulgação
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei