HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019, 13h:09

"Selma vai ser absolvida por 6 a 1 ou 5 a 2", prevê José Medeiros

PAULO COELHO

A senadora Selma Arruda (Pode-MT) será absolvida, na próxima terça-feira (10) "pelo placar de 6 a 1 ou 5 a 2",  no processo de cassação (Recurso Ordinário) que começou a ser julgado ontem (03), pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A previsão é do presidente do Podemos de Mato Grosso, deputado federal José Medeiros, ao analisar que o voto do relator Og Fernandes, pedindo a manutenção da cassação da senadora, já estava previsto. 

câmara dos deputados

VALTENIR PEREIRA

 Medeiros: Otimisto quanto ap Recurso Ordinário que trata da cassação ou não da senadora

Selma recorreu ao TSE após ser cassada em abril deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por 7 votos a 0. Pesa contra ela, a prática de caixa dois e abuso de poder econômico, além de propaganda fora do período legal, durante a pré-campanha.

“Pode escrever. Ela será absolvida. Os demais ministros do TSE [ que votarão  na próxima terça] têm uma visão mais holística do processo, diferente do Og Fernandes. Minha dúvida é só quanto ao voto do [ Luiz Felipe] Salamão. Por isso, ou será um placar  de 6 a 1 ou de 5 a 2”, enfatizou Medeiros, ao HNT/HiperNoticias.

Além disso, conforme ele, há ainda um outro embate em tela. Seria uma espécie de queda de braço entre os ministros Luiz Roberto Barroso e  Gilmar Mendes.  O primeiro é membro atual do pleno do TSE e Mendes, o segundo,  foi presidente da corte eleitoral até o ano passado. Ambos  também são ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A cassação de Selma, fortalece o Gilmar e o Barroso pensa diferente e não vai querer fortalecê-lo”, avaliou Medeiros, admitindo porém, que o adiamento do julgamento para terça-feira que vem não foi para Selma. 

“Seria melhor se fosse concluído tudo ontem, mas  mesmo assim esse é meu placar”, completou. 

A hipótese de cassação, segundo José Medeiros, sequer está sendo considerada pelo Podemos, mas, se ela ocorrer, a senadora será mesmo assim, “um forte capital político que teremos no Estado, para somar no partido nas próximas eleições”.

A reportagem do HNT/HiperNoticias, tentou ouvir a senadora sobre o resultado parcial do julgamento da noite dessa terça-feira, mas ela não quis se manifestar.

Também  mantivemos contato com o senador Álvaro Dias, principal responsável pela filiação de Selma ao Podemos. Ele estava em reunião e se limitou a dizer que o julgamento não acabou ainda. HNT/HiperNotícias apurou que Álvaro Dias acompanhou pessoalmente o julgamento  parcial no TSE nessa terça-feira e  de lá, enviou  mensagem de otimismo e de apoio à senadora.